Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Adesão à agenda de combate à desnutrição infantil termina na próxima segunda-feira (19)


Data de Publicação: 13 de novembro de 2012
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fonte: CFN


 Ministério da Saúde chama a atenção de 256 municípios para o fim do prazo de adesão à proposta do Sistema Único de Saúde (SUS) que vai articular uma série de atividades de combate à desnutrição em crianças menores de cinco anos. Até a próxima segunda-feira (19), as cidades eleitas para fazerem parte da Agenda de Intensificação da Adesão Nutricional à Desnutrição Infantil (Andi) podem manifestar interesse em participar das ações pelo site: http://dab.saude.gov.br/sistemas/andi.

Essa é uma estratégia do ministério para reforçar o propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e apoiar financeiramente municípios que ainda apresentam altos índices de desnutrição nessa faixa etária. A Agenda tem como objetivo estruturar e qualificar políticas públicas para o enfrentamento do problema na Rede de Atenção à Saúde – principalmente na Atenção Básica – em consonância com os programas Brasil Carinhoso e Rede Cegonha, coordenados pelo governo federal.

Devem compor a Agenda ações de atenção, promoção, prevenção e assistência à saúde. Entre elas, estão o controle de carências nutricionais, com garantia de suplementação de ferro e vitamina A para as crianças diagnosticadas com desnutrição; o incentivo ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável aos menores de dois anos; e o acompanhamento de fatores regionais que beneficiam a saúde de crianças cadastradas no programa Bolsa Família.

Os critérios de elegibilidade dos municípios que podem aderir à Agenda podem ser consultados no site. Verifique se a sua cidade foi contemplada antes de iniciar o processo de adesão.


topo