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O nutricionista e a Alimentação Escolar Privada


Data de Publicação: 22 de outubro de 2020
Crédito da Matéria: Maria Cristina Furtado da Silva CRN-2 2779


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Relato de Experiência sobre alimentação Escolar Privada

       A escola atua de maneira significativa na formação de opiniões e na construção de conceitos, sendo um local de referência para a implementação de qualquer programa que vise a educação da comunidade escolar. Um estilo de vida saudável precisa ser introduzido de forma gradual para ser mantido durante a vida, priorizando a formação de hábitos alimentares adequados. 
 
     Neste aspecto é que destacamos a importância da atuação prática das competências e habilidades de multitarefas do nutricionista no ambiente escolar.
      A atuação do nutricionista nas unidades privadas de ensino é, sem dúvida, um cenário desafiador para a sua rotina e prática profissional. As nossas habilidades vão além das atribuições que habitualmente realizamos. 
     Atualmente, além de planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição, também garantimos o cumprimento e respeito às disposições legais. 
 
     As demandas dentro de uma escola fazem com que, além de sermos responsáveis técnicos da área da saúde e nutrição, estejamos dispostos a aceitar novos desafios e buscar novas soluções. E, neste cenário, precisamos atuar tanto como líderes da UAN, quanto como agentes transformadores da saúde, educadores, estrategistas, gestores e sinergistas. 
 
     Promovemos a troca de conhecimento entre nutrição e educação, devemos ser criativos, "pensar fora da caixa”, pró-ativos, influencers, atores, articuladores, mentores e motivadores; em resumo: profissionais com mil habilidades. 
 
    Mediante estas evidências práticas, relato um pouco da vivência de mais de 20 anos atuando no segmento escolar e que todo dia desafiam a minha reinvenção. 
 
Nutricionista como articulador
     Neste aspecto, destaco o papel do nutricionista escolar com postura multidisciplinar e multicultural, atuando junto aos educadores no auxílio do desenvolvimento de suas habilidades técnico-comportamentais. A intermediação e formação de parceria com o professor e com a direção da escola é fundamental para a qualificação e desenvolvimento do seu potencial para o ensino como educador em nutrição. 
     Com a nossa aptidão técnica podemos produzir conhecimento significativo em projetos pedagógicos, realizando um empenho em conjunto em busca de melhores condições de produção de conhecimento e aprendizagem em saúde e nutrição. Com isso, podemos realizar várias atividades transversais em parcerias com os educadores como planejamento e execução de aulas culinárias com base nos temas pedagógicos abordados em sala ou dentro do ambiente de refeitório, palestras com temas relacionados à higiene pessoal e escovação de dentes, aulas dos mais diferentes temas como culinárias cookbook temáticas, boas maneiras à mesa, leitura de rótulos, boas práticas de manipulação de alimentos. Palestras orientativas de como escolher alimentos mais saudáveis na compra do seu delivery, roda de conversa de como evitar o uso de equipamentos eletrônicos no momento da refeição, aplicação das técnicas de mindful eating, bate papo de como organizar uma lancheira saudável ou fazer uso da cantina escolar, realização de visitas práticas à feira de alimentos, sítios orgânicos, CEASA e supermercados.
 
 E quando pensamos que o ano está chegando ao final e vamos ter uns dias de folga, lá vem mais um novo desafio "O projeto de férias da Escola”, e vamos lá carregar as baterias da criatividade!
 
Nutricionista como agente de integração da comunidade escolar
     O nutricionista pode se um agente de ação na organização de eventos para a integração da comunidade escolar. Os eventos podem ser de duas formas: sociais ou beneficentes, despertando a capacidade de inovar e de trabalhar em equipe. O nutricionista exercita seus conhecimentos aplicando e supervisionando "in loco” as normas sanitárias para o sucesso do evento, realiza o acompanhamento do cumprimento dos quesitos de higiene e regularização de fornecedores. Determina a qualidade e quantidade do mix de produtos que poderão ser comercializados. 
 
   Em ações beneficentes organiza as equipes de voluntários orienta as condições adequadas e seguras de manipulação de alimentos, realiza as compras e acompanha o processo desde a etapa de preparo e expedição dos produtos. E não podemos esquecer a organização dos comes e bebes para dias de treinamento das equipes de professores e direção, bem como para acolhimentos de datas escolares comemorativas como retorno as aulas, dia do estudante, dia da criança. 
 
     Recentemente tivemos uma nova experiência para testar nossa pró-atividade profissional. Em função da COVID-19, nos foi lançado o desafio de realizar a produção de marmitas Kids para entrega no drive thru da escola. A ideia surgiu a pedido dos pais e alunos, pois estavam com saudades do sabor da refeição e do tempero da cozinheira da escola. 
     Então porque não fazer, se tudo é uma questão de organização operacional do nosso time treinado de nutrição?
 
 
Nutricionista como agende para a implantação de cantina saudável
     Podemos ser agentes mudança e colaborares para a implantação da cantina saudável. Somos especialistas para auxiliar e orientar o cantineiro, para adequar a sua empresa conforme a legislação Estadual da Cantina Escolar, indicando os produtos permitidos para comercialização. 
     Estamos aptos para criar e padronizar as fichas técnicas de novos produtos mais saudáveis e atrativos, realizar teste de aceitação e treinar a equipe de colaboradores para orientação técnica dos produtos através da organização da vitrine com produtos mais saudáveis e leitura de rótulos. Podemos capacitar os atendentes para que também sejam educadores ativos ou orientando o aluno para que ele faça escolhas alimentares mais inteligentes no seu consumo.
 
 
Nutricionista mais digital
     Neste período de COVID- 19, as transformações decretaram a necessidade da presença de profissionais mais preparados nas escolas. Tivemos que maximizar nossas qualidades de comunicação e empatia para que pudéssemos dar conta de novas propostas educativas. 
     Motivado pela ausência de alunos na escola de forma presencial, o nutricionista teve que se reinventar, virar influenciador digital, aprender a dominar as ferramentas do Instagram, Facebook e participar ativamente em lives e reuniões no em plataformas específicas.  
     Fomos provocados como profissionais da nutrição a uma necessidade de adaptação ultrarrápida para atendimento de demandas virtuais e para não perdemos o vinculo com os alunos. Desta forma nos transformamos em atores, elaborando vídeos e conteúdo educativo e técnico para ferramentas sociais da escola, realizando atividades culinárias on-line, elaborando e-book colaborativo, criando cartilhas de informação e treinamento para a equipe de funcionários e professores. E não podemos esquecer das reuniões on-line para explicar todos os controles para a comunidade escolar. 
 
     Esta foi a forma mais próxima amenizar a saudade que sentimos das crianças!
 
Nutricionista atento à legislação
         Gostaríamos de relembrar também que, como profissionais da área da saúde na escola, não podemos esquecer a nossa participação nas atividades de elaboração dos protocolos e planos de contingência escolar, leitura de todos os decretos, municipal estadual, e participação de grupos troca de experiências, em palestras, cursos e lives de atualização para que as crianças pudessem retornar de forma segura ao ambiente presencial escolar. 
 
Enfim, se me perguntarem como posso resumir a atuação da nutricionista escolar, minha sugestão seria assim: 
"Profissional com multitalentos, criativo, inovador que adora desafios e que ama o que faz.”
Simples assim!!

 
 A nutricionista Maria Cristina Furtado da Silva, CRN-2 2779, é formada pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura Faculdade de Nutrição (1994). 
Atua nos segmentos: Escolas (empresa especializada em Nutrição escolar, com mais de 30 escolas em Porto Alegre), Clínicas geriátricas, restaurantes e indústrias. É consultora SEBRAE/SENAI/SENAC - RS (desde 1999)- Treinamento em Boas práticas de manipulação e Fabricação (PAS/APPCC)
Possui pós-graduação em Tecnologia de Alimentos e em Gerontologia Social; extensão em Marketing e Comunicação, em Treinamento em Consultoria Nutricional. É Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição ASBRAN e é mestre em Nutrição e Alimentos.
Também é graduada em Enfermagem (1990)


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