Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

21 de outubro -Dia Nacional da Alimentação nas Escolas


Data de Publicação: 21 de outubro de 2020
Crédito da Matéria: Jane Maria de Almeida Bonamigo CRN-2 9516


21-de-outubro-dia-nacional-da-alimentacao-nas-escolas

Educação nutricional nas escolas municipais de Ernestina/RS no período de pandemia 

     A alimentação e nutrição constituem-se em requisitos básicos para a promoção e a manutenção da saúde, desempenhando papel decisivo no potencial de crescimento e desenvolvimento humano.  É fundamental, principalmente à criança em idade escolar, que passa por um acelerado processo de maturação biológica e desenvolvimento psicomotor. Experiências precoces e interação contínua com o alimento influenciam nas preferências alimentares e em hábitos e atitudes exibidas pelos adultos. Sabe-se que, quanto mais precoce for adotado um estilo de vida saudável, menor será o risco de doenças crônicas não transmissíveis no futuro. 
 
    O ambiente escolar e familiar são locais de ensino para formação de comportamentos saudáveis e para se começar uma educação alimentar e nutricional (EAN). 
(Foto à esquerda realizada antes da pandemia)
 
  Nesse contexto, desenvolveu-se, no ano letivo de 2020, período de pandemia e aulas não presenciais das escolas da rede municipal de ensino do município de Ernestina-RS, um projeto de intervenção nutricional com o objetivo de estimular a autonomia dos alunos para escolhas alimentares saudáveis. 
O "Projeto de Crescer Saudável e Cozinha Experimental" tem como proposta desenvolver experiência na: área de educação alimentar e nutricional na escola e no ambiente familiar para promoção de hábitos saudáveis. Foram propostas algumas atividades lúdicas e ilustrativas com alunos das escolas pública municipal. Embora tenha sido uma experiência durante o isolamento social, em época de pandemia, buscou-se contribuir no conhecimento dos alimentos e na mudança de hábitos e práticas alimentares saudáveis dos escolares em convívio familiar.
 
Ações virtuais com diferentes metodologias
    O programa de Educação Nutricional foi realizado de forma remota, com orientações por meio de instruções virtuais aos alunos e familiares, realizadas pela nutricionista, equipe pedagógica e manipuladores de alimentos.
 
    A equipe utilizou diferentes metodologias, como expositiva-dialogada, prática manual, jogos lúdicos e análise sensorial. Ao fim das atividades pode-se inferir às potencialidades de intervenções educativas no espaço escolar e familiar, enfatizando o ambiente como um local importante no aprendizado de hábitos alimentares saudáveis, e a educação alimentar nutricional como um dos principais determinantes da saúde resgatando hábitos familiares, cozinhas experimental aluno/familiar hábitos e costumes relacionados a cultura local. 
 
Dinâmicas aprovadas pelos alunos
    A primeira dinâmica consistiu na elaboração de um avental criativo para atividades de nutrição
saudável e cozinha experimental em casa, junto aos familiares. (fotos 1 e 2 - abaixo)
    Outra atividade foi a produção de bolachas em forma de caretinha também denominada "Bolachas da Inclusão”. Foram elaboradas pelos alunos, com a orientação da equipe das escolas e apoio das famílias. A "brincadeira" tinha como objetivo ensinar às crianças noções de higiene, organização e disciplina na hora do preparo dos alimentos. Também para proporcionar um momento prazeroso e saudável, demonstrando a importância do trabalho em equipe para o desenvolvimento das receitas.
    Foram disponibilizadas para manuseio dos alunos e familiares receitas práticas para elaboração desta atividade. (fotos 3, 4, 5 e 6)
    A terceira atividade consistiu na elaboração de um lanche saudável e lúdico, realizada pelas manipuladoras de alimentos da EMEI Educação Infantil. Foram utilizados morangos da agricultura familiar. O momento consistiu na higienização da fruta, conforme Manual de Boas Práticas, e na montagem de cones de morango.(fotos 7 e 8). Também foi elaborado o "sacolé” de suco de uva orgânico, de laranja e de polpa de abacaxi. (fotos 9, 10 e 11).   

Resultados positivos para a saúde dos escolares
    Em todos os momentos, ressaltamos a importância de uma alimentação saudável, o quanto auxilia na qualidade de vida e os benefícios que traz para a saúde. 
 
    Também salientamos a necessidade de rever hábitos alimentares não saudáveis, por vezes muito influenciados pela mídia e sociedade, substituindo por escolhas mais benéficas.
 
    Foi muito gratificante para toda a equipe ver o resultado positivo das atividades. Verificamos que os alunos elevaram sua autoestima, aprendendo a trabalhar em equipe (conhecer e respeitar as regras de convívio), exercitando bons modos à mesa (mas nada substitui a família), transmitindo a aprendizagem de sala de aula para os familiares.
 
    A visualização das preparações propiciou aos estudantes maior interesse sobre as práticas alimentares saudáveis.
 
    Causou bastante impacto e curiosidades os alimentos apresentados de forma lúdica, como as bolachas da inclusão, cone de morangos e sacolé de frutas (imagens acima) 
 
 Ressalta-se a importância de atividades lúdicas e manuais, com vídeos breves e atrativos, pois contribuíram para a reflexão e estabeleceram o vínculo/interação entre os alunos e familiares. 
    Concluímos, com este cenário, que o ambiente escolar e familiar é um local privilegiado para exercer atividades educativas e saudáveis com a alimentação escolar.
 
 

Jane Maria de Almeida Bonamigo é formada pela Universidade de Passo Fundo.
Nutricionista Educacional e Clínica – Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Ernestina/RS.
 Possui experiência em atendimento em consultório particular há mais de 09 anos, atuando em projetos como Temporada de Férias; Curso de Mini-Chefes (crianças e adolescentes). Também atua em Consultório de nutrição como nutricionista clínica na elaboração de cardápios, plano alimentar, elaboração de Manual de Boas Práticas de Fabricação, assessoria de Educação Nutricional em escolas particulares e orientação dietoterápica nas diversas patologias. Possui qualificação e atividades complementares em Nutrição e Fitoterapia, Nutrição e Metabolismo e Nutrição na Adolescência - Portal de Educação.
 


topo