Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

CRN-2 reúne IES para evento de Formação Profissional


Data de Publicação: 16 de julho de 2013
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


Promover maior aproximação da comunidade acadêmica ao sistema CFN/CRN, oportunizando debate sobre qualidade da formação e do exercício profissional, no intuito de melhorar o processo de formação do nutricionista, foram os objetivos que nortearam a oficina “Qualidade na formação e exercício profissional: presente e futuro”. O evento, organizado pela Comissão de Formação Profissional do CRN-2,  foi realizado no dia 12 de julho, em Porto Alegre, e contou com a participação de 30 nutricionistas, entre conselheiros do CRN-2, coordenadores e docentes dos cursos de Nutrição, integrante do Grupo de Trabalho de avaliadores do CFN e representantes de instituição da categoria.

   Participaram da abertura, a presidente do CRN-2, Ivete Barbisan, e a coordenadora da Comissão de Formação Profissional, Maurem Ramos, também coordenadora da iniciativa.

   A primeira palestra, “Panorama dos Cursos de Nutrição no Brasil” foi ministrada pela conselheira federal do CFN, nutricionista Deise Baptista. Na sequência, o pró-reitor da UFRGS, professor Sérgio Kieling Franco; abordou a “Qualidade da formação na perspectiva do Conselho Nacional de Educação”. A coordenadora da Comissão de Fiscalização, Rosangela Parmigiani, apresentou um diagnóstico dos roteiros aplicados pela Fiscalização do CRN-2. Finalizando as exposições, a conselheira Maurem Ramos apresentou a proposta de autoavaliação dos Cursos de Nutrição, como está sendo sugerida pela Comissão de Avaliação do Ensino Médico, da Associação Brasileira de Educação Médica (CAEM/ABEM)  para os cursos da área da Saúde.

   Após as palestras foram formados três grupos de trabalho com o objetivo de apontar as lacunas e obstáculos e os avanços e potencialidades na Qualidade da Formação e do Exercício Profissional. Entre estes destacam-se: a ampliação das práticas em rede do PET Saúde, Pró Saúde, VerSUS; a organização curricular de forma interdisciplinar; as reformulações curriculares considerando o mundo do trabalho e novas perspectivas de marcado do nutricionista, a resistência à mudança por parte dos docentes, discentes e gestores dos serviços e IES; a falta de carga horária para o docente exercer outras atividades na IES, além do ensino de graduação; e a falta de formação docente.

   Como representantes do CRN-2, integraram, também, o evento, as conselheiras Carmem Franco, Luciana Gehrke, Bianca Etges, Gabriela Cibeira e as funcionários Fernanda Fiorenza, Elizabeth Cassali e Janice Benck. As Instituições de Ensino Superior representadas no evento foram: UCS, PUCRS,UNISC, FACEBG, UNILASALLE, UFRGS, UNISINOS, UNIRITTER, UPF, URCAMP.


topo