Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Outubro Rosa: “Eu caminho pela vida"


Data de Publicação: 1 de outubro de 2020
Crédito da Matéria: Beatriz Moser – CRN2-0701


outubro-rosa-eu-caminho-pela-vida

    Chegou mais um OUTUBRO. Ele é ROSA para nos alertar sobre o Câncer de Mama que atinge mulheres e homens de todo o mundo. Tem cura se diagnosticado cedo, mas infelizmente vem matando cada vez mais. E, segundo o INCA, neste ano de 2020 chegaremos a mais de 66.280 novos casos diagnosticados no Brasil, 4050 no RS e 660 em Porto Alegre, sendo 54% destes, avançados. Isto preocupa muito, pois significa tratamentos mais caros, mais longos e com sequelas físicas e psicológicas para os vitoriosos.

     A NUTRIÇÃO tem muita relevância neste cenário, tanto na prevenção como no auxílio à cura. Sabemos que somos o que comemos, e que nosso alimento vem sendo modificado e aditivado nos últimos 100 anos, com substâncias causadoras de danos celulares. E o que podemos fazer? Mudar. Mudar para melhor, com um olhar mais atento e crítico para os alimentos. Mudar mesmo que pensemos ser pouco e aos poucos. Treinar nosso paladar e mudar rotinas.

     As pesquisas estão comprovando, há mais de quatro décadas, que o conjunto de químicos utilizados na agricultura, na pecuária e no processamento dos alimentos, é responsável pelo aumento de doenças não transmissíveis (DNTs), dentre elas o Câncer de Mama. Sabemos que 35% do risco de desenvolvermos câncer é atribuído a alimentação. Este percentual ultrapassa o tabagismo que contribui com 30% de risco e as bebidas alcoólicas consumidas em excesso, atribuímos 3% do risco. Imagina se somarmos estes percentuais em um único ser humano. Pesquisas da WCRF/AICR (World Cancer Research Fund), evidenciam a clara associação do excesso de peso corporal e do consumo de álcool, ao Câncer de Mama.

     A Nutrição também tem papel importante na saúde da população na recomendação dos utensílios utilizados no preparo e armazenagem dos alimentos, visto que, os xenobióticos vindos do plástico são encontrados no tecido mamário de pacientes de câncer de mama. Isto é, xenoestrogênio como o Bisfenol A, ftalatos, dioxinas e outros compostos químicos sintéticos presentes em garrafas pet, embalagens e potes plásticos estão no corpo humano aumentando o risco para câncer. Já as panelas requerem toda a nossa atenção, devido aos metais pesados liberados na cocção, principalmente as anti-aderentes.

     Agrotóxicos, então, estão com forte associação a diversos tipos de câncer. A ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, já em 2006 sinalizou para o abuso de agrotóxicos nas lavouras do Brasil, no Dossiê "Um Alerta Sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde” (com atualização em 2014). Um exemplo triste é o Glifosato, herbicida mais utilizado nas nossas plantações de grãos transgênicos, que pode aumentar 1300% a chance de Câncer de Mama e multiplica em 500% a proliferação das células do tumor de mama, segundo estudo publicado na Food and Chemical Toxicology.

     Tudo isto mostra a nossa importância na prevenção e no tratamento do Câncer da Mama.

     Ao tratarmos os pacientes com alimentos geradores de vitalidade, orgânicos, minimamente processados, estaremos contribuindo para sua recuperação e cura. Todos os pacientes do Câncer precisam mudar seu estilo de vida. A doença veio nos alertar sobre os maus hábitos alimentares, físicos e mentais que adotamos ao longo dos anos.

     Somos profissionais capacitados sobre alimentos. Temos o conhecimento básico para entender e ampliar nossa visão sobre serem realmente saudáveis. Precisamos desenvolver nos nossos pacientes um olhar mais crítico, para que eles percebam os benefícios da alimentação saudável, íntegra e biodinâmica. É nossa missão estimularmos os pacientes ao prazer de prepará-los.

     Com isto estaremos dando as melhores ferramentas para nosso paciente oncológico superar a doença e o tratamento.

     O diagnóstico precoce, através do auto conhecimento das suas mamas, da rotina nas revisões médicas anuais, dos exames de rastreamento (mamografia anual após os 40 anos – Lei 11.664/2008 ), são o diferencial para a diminuição nos casos de morte por Câncer de Mama.

     Sou Nutricionista voluntária do IMAMA de Porto Alegre desde 2007. Esta instituição completa 27 anos de suporte a pacientes de Câncer de Mama e seus familiares, nas áreas jurídica, psicológica, nutricional, perucas, cursos de capacitação e atualizações para pacientes e colaboradores, tudo sem custo. Nossa visão é ERRADICAR O CÂNCER DE MAMA COMO UMA DOENÇA QUE AMEAÇA A VIDA. Nossa missão é PROMOVER, MANTER E RESTABELECER A SAÚDE DA MAMA DE HOMENS E MULHERES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Trabalhamos para promover e defender os direitos e a dignidade dos pacientes diagnosticados com Câncer de Mama. Conscientizamos a sociedade sobre o auto cuidado das mamas e os fatores de risco para a doença, levando ao diagnóstico precoce e um cenário muito diferente do atual. Se precisar, conte com o IMAMA.

     Neste OUTUBRO ROSA de 2020, "EU CAMINHO PELA VIDA”. E você?


topo