Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Nutricionistas implantam o Projeto Padaria Escola em Teutônia/RS


Data de Publicação: 23 de setembro de 2013
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO:

INTRODUÇÃO

   O projeto padaria escola justifica-se pela vontade de ressignificar a alimentação escolar no município de Teutônia/RS, buscando integrá-la ao processo pedagógico, na forma de oficinas de educação alimentar. A concretização deste projeto viabiliza um espaço físico específico para a produção de alimentos que trazem o benefício nutricional de caráter preventivo. Cria-se então, uma ferramenta de promoção da saúde, desenhada com base na coleta de informações epidemiológicas, desenvolvida através de ações educativas e da confecção e distribuição de produtos de panificação com características nutricionais diferenciadas, para atender a rede pública de ensino do Município.

   Os objetivos deste projeto são contribuir para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento dos escolares, além de atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

MATERIAL E MÉTODOS

    A padaria escola conta com colaboradoras treinadas para produzir três vezes por semana alimentos feitos a base de ingredientes orgânicos provenientes da agricultura familiar, isentos de gorduras trans e aditivos químicos e com restrição de sal e açúcar, beneficiando aproximadamente 6.400 escolares. Oficinas de educação nutricional são desenvolvidas duas vezes por semana no ambiente da padaria escola, onde são atendidos grupos de 10 escolares por vez por uma estagiária do curso de nutrição da UNIVATES, supervisionada pela nutricionista responsável técnica. As atividades compreendem orientações sobre higiene, saúde e educação alimentar, após os alunos preparam e degustam receitas que são multiplicadas para suas famílias através das informações contidas em um folder. Ao final das atividades, os escolares participam do processo de avaliação. Utiliza-se a escala hedônica para este fim.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

    O desenvolvimento deste projeto vem melhorando a qualidade de vida da população do município de Teutônia, uma vez que houve melhora do perfil nutricional dos escolares beneficiados pelo projeto, os quais representam 23% da população. Suas famílias, indiretamente também estão sendo beneficiadas, além de agricultores familiares. As preparações produzidas na padaria escola e consumidas semanalmente pelos escolares apresentam acréscimo na qualidade nutricional e na segurança alimentar, devido ao aumento do uso de produtos orgânicos e integrais utilizados para seu preparo. Há um melhor aproveitamento dos valores repassados pelo Ministério da Educação demonstrado por este projeto, ao direcionar a escolha dos insumos para a qualidade, barateando assim a maioria dos produtos produzidos.

Referências Bibliográficas:

1.  1ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde. Ottawa,1986

2. Triches, RM, Schneider,S. A reconexão entre a produção e o consumo de alimentos. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas,2010; 17(1): 1-15

3.    Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Contagem da população 2010. Rio de Janeiro: IBGE; 2010

 Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao


Projeto de Lisangela Bagatini e Daiane Leonhardt.


topo