Dia de lembrar da importância da boa relação com a comida
Data de Publicação: 2 de junho de 2020
Crédito da Matéria: Tamara Chazan, CRN-2 12634
O Código de Ética e de Conduta destaca que "a atenção nutricional prestada pelo nutricionista deve ir além do significado biológico da alimentação e considerar suas dimensões."
Nestes tempos que estamos vivendo, de "culto” ao corpo, é importante trabalhar com estratégias preventivas de transtornos alimentares, como considerar o significado e a memória afetiva que cada pessoa tem de um alimento; proporcionando acolhimento com empatia.
Embora a etiologia desses transtornos seja multifatorial, sabe-se que a dieta restritiva é fator de risco tanto para Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e Transtorno da Compulsão Alimentar.
Pesquisas científicas têm sido realizadas para ver o quanto as redes sociais podem influenciar na insatisfação com a imagem.
Sabemos que não é permitido ao nutricionista postar fotos de pacientes e de si, para mostrar os resultados conquistados ao longo do tratamento, o que pode gerar desconforto na população já que cada indivíduo tem o metabolismo diferente.
Mas as redes sociais podem ser um meio de os nutricionistas compartilharem informações visando a saúde, como orientação sobre alimentos, nutrientes, estudos científicos, receitas saudáveis, entre outras.
O ciclo vicioso de dietas, que, pelo excesso, pode vir a transformar-se em transtornos, se mantém pelo desejo de ter aquele corpo "ideal”; seguido de uma dieta restritiva, após vem a vontade incontrolável de comer alimentos industrializados, com excesso de açúcar, gorduras; e consequentemente, o sentimento de fracasso e nova tentativa de seguir a dieta.
Cabe ao nutricionista orientar restrições somente se houver patologias, intolerâncias ou alergias; se não, todos os alimentos são permitidos.
Que possamos cada vez mais honrar o compromisso da nossa profissão, e ajudar as pessoas a ter uma boa relação com a comida.
Tamara é Mestre em Psicologia, Nutricionista Clínica e Diretora da Alimentas Ideias Nutritivas.