Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Responsabilidade ética do nutricionista


Data de Publicação: 25 de maio de 2020
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


responsabilidade-etica-do-nutricionista

As redes sociais estão sendo, cada vez mais, um meio de divulgação da atuação do nutricionista. Apesar destes tipos veículos já fazerem parte do cotidiano e terem, entre outras particularidades, a maneira veloz e ágil das postagens e compartilhamentos, é necessário que os nutricionistas tenham cuidado na forma de comunicação, zelando para que a publicidade seja realizada de forma ética.

O Código de Ética e de Conduta (CEC) do Nutricionista, publicado pelo CFN em 2018, apresenta as normatizações que devem ser seguidas pelos profissionais. O Código é um instrumento delineador e de efetiva orientação da atuação profissional. Seus princípios, responsabilidades, direitos e deveres devem ser reconhecidos como o cerne da prática diária em todas as áreas da Nutrição, em benefício da sociedade.

As condutas técnicas, políticas e éticas esperadas de um profissional, quando construídas a partir do compartilhamento de valores, identificam a ação social de uma categoria coesa e harmônica, que assim se apresenta à sociedade e é por ela reconhecida. Portanto, a identificação social do nutricionista fundamenta-se no cumprimento desse papel, que inclui o compromisso com a alimentação adequada e saudável, com a ciência da Nutrição e com a contínua reflexão sobre as práticas individuais e coletivas, bem como os seus determinantes. Permite, assim, com liberdade e compromisso, o exercício das atribuições que lhe competem e a capacidade para responder pelos seus atos.

Com o objetivo de orientar os nutricionistas sobre as condutas éticas no campo da prática profissional, a Comissão de Ética do CRN-2 passará a divulgar informações relacionadas ao CEC. A escolha dos temas que serão abordados ocorreu a partir da análise das principais denúncias de infrações éticas recebidas pelo CRN-2 e da instauração de processos éticos disciplinares.

Quando os membros de qualquer coletividade compartilham maneiras de pensar, de sentir e de agir, configura-se uma realidade social, cuja estrutura e funcionamento dependem de um conjunto de regras e normas que condicionam as relações entre seus membros e o comportamento individual de cada um deles, conferindo-lhe coerência e significado.

Leiam o Código de Ética(AQUI) e, em dúvida sobre como agir, contate com o CRN-2 ([email protected]).

 

Estaremos sempre prontos a apoiar e ajudar os nutricionistas.
Comissão de Ética do CRN-2


topo