Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Obesidade Infantil foi tema de Sexta Básica


Data de Publicação: 30 de outubro de 2013
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


A obesidade infatojuvenil foi o tema da décima quinta edição do projeto Sexta Básica, uma parceria do CRN-2 com o SESI/RS, realizada no dia 25 de outubro. A nutricionista Fernanda Miraglia proferiu a palestra, que foi retransmitida de Porto Alegre para os telecentros das cidades de Bagé, Caxias do Sul, Lajeado, Pelotas e Santa Rosa. A coordenadora da Comissão de Comunicação do CRN-2, Gabriela Cibeira, foi a mediadora desta edição.

   Fernanda Miraglia, que é mestre em Nefrologia e doutora em Saúde da Criança e Adolescente, iniciou a palestra lembrando a definição técnica de obesidade, os índices apresentados mundialmente e pesquisas que mostram a prevalência do excesso de peso em crianças adolescentes no Brasil. A professora e coordenadora do Curso de Nutrição do Unilasalle ressaltou a importância do vínculo entre mãe e filho e que as experiências, desde o útero, formarão personalidade e a forma como a criança lidará com as emoções. Segundo a nutricionista, amamentar ou alimentar o bebê de forma angustiada, tensa, este pode associar sentimentos negativos com o ato de se alimentar. "Como forma de compensação pela ausência, as mães também tendem a superalimentar os filhos e oferecer guloseimas” frisou Fernanda. Alertou sobre todos os estágios e momentos de prevenção da obesidade: pré-natal, puericultura, família, escola. A professora salientou que a educação alimentar, a atividade física e a mudança de estilo vida são fundamentais para o tratamento da Obesidade. Finalizou destacando algumas orientações importantes para a atuação junto às crianças e adolescentes, entre estas: não chegar à refeição com muita fome; mastigar bem os alimentos; realizar a higiene bucal logo após a refeição; não "diminuir "o esquema alimentar para apressar o emagrecimento; escolher a menor versão de um prato ou lanche e exercitar-se.

    Participaram desta edição, aproximadamente 90 pessoas, entre Porto Alegre e interior do Estado. Na capital, este iniciativa foi prestigiada por visitantes de El Salvador, a nutricionista Blaca Yamilet de Espinosa; a engenheira agrônoma Yanci Roxana de Ponce, e a chefe de cozinha Maria de Los Angeles Franco, que fazem parte da equipe técnica do Cocina El Salvador, que utiliza a mesma metodologia do Cozinha Brasil, do Sesi.

Nutrição e Oncologia será o próximo tema

   A próxima teleconferência acontecerá no dia 29 de novembro e destacará a "Nutrição e a Oncologia”. Em breve o CRN-2 estará disponibilizando mais informações e as fichas para inscrição. 



Exibindo 1-1 de 1 item.

topo