Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Audiência pública marca Dia Mundial da Alimentação.


Data de Publicação: 16 de outubro de 2013
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


CRN-2 na mídia

CRN-2 participou de programas de emissoras de televisão divulgando a Semana da Alimentação e as atividades do CRN-2.

  • A presidente Ivete Barbisan concedeu entrevista para o programa Assembleia Notícias - TV Assembleia.
  • A conselheira tesoureira Rosana Carolo participou de debate no programa Democracia – TV Assembleia.

Veja a entrevista:

http://www.cwaclipping.net/sistema/newsletter/visualizar/materia.php?security=8d584c9b5f2e.826562.2398527

  • A coordenadora da Comissão de Comunicação, Gabriela Cibeira, foi entrevistada no programa Tudo Mais – TV COM.

Veja a entrevista:

http://videos.clicrbs.com.br/rs/tvcom/video/tvcom-tudo-mais/2013/10/tvcom-tudo-mais-voce-sabe-onde-vem-comida-que-esta-seu-prato-descubra-como-identificar-alimentos-com-agrotoxicos-transgenicos/46135/

 

Audiência Pública

 O Dia Mundial da Alimentação, comemorado hoje (16/10), foi marcado por uma audiência pública na Assembleia Legislativa do RS. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, na Assembléia Legislativa do RS, e reuniu representantes das entidades promotoras da Semana da AlimentaçãoRS, secretários de Estado, deputados, além de representantes de diversas instituições da sociedade civil relacionadas com o tema segurança alimentar e nutricional. Durante o evento foram abordados temas como a segurança alimentar e nutricional, soberania alimentar e o direito humano à alimentação adequada.

 O representante do escritório da FAO/Região Sul, entidade da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Carlos Biase, avaliou o desperdício de alimentos, criticou os meios de comunicação como indutores do consumo desenfreado e falou sobre as ameaças que o modelo atual faz aos ecossistemas e à biodiversidade. Segundo Biase, hoje são 870 milhões de pessoas no mundo que passam fome ou estão desnutridas, sendo 11,2 milhões no Brasil. “Isso é bastante preocupante e é o motivo pelo qual a FAO estabeleceu como meta, até 2025, reduzir significativamente esta situação. Mas, para isso, tem que haver uma ação integrada dos governos com a sociedade. O problema não está só no governo, como não está só na sociedade. Ambos têm que participar. Outra questão é a mudança de mentalidade do país quanto à exportação e ao apoio a países mais pobres. São variados os fatores que temos que trabalhar ao longo dos próximos 10, 15 anos para mudar essa realidade”.

   Para o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, no Rio Grande do Sul o problema deixou de ser a quantidade de alimento. Atualmente, o Estado já está preocupado com a qualidade dos produtos que vão para a mesa dos consumidores. “Estamos em um estágio em que propomos um modelo de desenvolvimento centrado na produção orgânica”, afirmou Pavan. Ele anunciou um novo programa, hoje chamado de Plano de Desenvolvimento da Agricultura Camponesa. O objetivo é investir R$ 100 milhões para que mais 15 mil famílias produzam alimentos orgânicos, nos próximos dois anos. “Seria um grande salto na produção de alimentação saudável”. Hoje são apenas duas mil famílias envolvidas.

 A presidente do CRN-2, Ivete Barbisan, falou sobre a importância da parceria das instituições para a promoção da Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul. Lembrou que o Conselho Regional de Nutricionistas estará realizando, no próximo sábado (19/10) o Seminário “Agrotóxicos e OGMs: Perigo à Mesa”. “É um evento que abordará os riscos dos agrotóxicos e dos transgênicos para a saúde humana” destacou Ivete.  Ela também evidenciou a realização da Praça de Segurança Alimentar e Nutricional, iniciativa que encerra as atividades da Semana, que este ano apresentará o Túnel dos Alimentos mostrando o ciclo dos alimentos com agrotóxicos e os orgânicos, além de todas as outras ações das entidades parceiras.

Em todo o Estado, a Emater/RS-Ascar está organizando mais de 250 eventos que têm como temática a segurança alimentar e nutricional. Para o presidente da Instituição, Lino De Davi, a FAO foi extremamente feliz ao escolher o tema deste ano (Sistemas alimentares sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutricional). “Não se trata mais de volume, mas de acesso ao alimento. O que devemos debater é o controle e a distribuição desses alimentos, que devem estar nas mãos da população”. Segundo informou o dirigente, empresas transnacionais controlam cerca de 80% dos alimentos. “Os alimentos não podem ser instrumento de barganha para as guerras”, disse De David.

   Também participaram o presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Daniel Bordignon; o secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara; o secretário-adjunto de Agricultura, Cláudio Fioreze; a representante do Gabinete do Governador, Jussara Dutra; o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Miguel Montaña; e o representante da Fetrafi Brasil, Celso Ludwig. O deputado Altemir Tortelli foi o proponente do debate.

   A Semana da Alimentação, que segue até o próximo domingo (20/10), é promovida por um conjunto de entidades, entre elas, o CRN-2, a Emater/RS-Ascar, o Consea, a Ação da Cidadania e o Fesans, contanto, ainda, com o apoio diversas organizações da sociedade civil e de governo.

Acompanhe todos os eventos que integram a Semana: http://semanadaalimentacao2013.wordpress.com/

Fontes:

Assessoria de Imprensa do CRN-2

Jornalista Janice Benck

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Jornalista Raquel Aguiar


topo