CRN-2 e Agan manifestam preocupação quanto a composição dos kits oferecidos pela SEDUC/RS
Data de Publicação: 27 de abril de 2020
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
O Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2) e a Associação Gaúcha de Nutrição (AGAN) manifestam, por meio de nota pública, a preocupação quanto a composição dos kits oferecidos pela SEDUC/RS, às famílias dos alunos matriculados na rede estadual de ensino, principalmente considerando a qualidade nutricional do mesmo.
As instituições destacam a importância da oferta de alimentos, para os estudantes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul (RS), a fim de contribuir com a promoção e garantia da segurança alimentar e nutricional dos escolares durante a suspensão das aulas.
Mas reforçam a recomendação do FNDE para que seja observada a qualidade nutricional dos gêneros alimentícios a serem distribuídos, visando fornecer, preferencialmente alimento in natura ou minimamente processado.
Salientam que entre os itens distribuídos, constam uma grande quantidade de açúcar refinado, além de salsicha enlatada, produto ultraprocessado desaconselhado pelo Guia Alimentar para a população brasileira, elaborado e editado pelo Ministério da Saúde.
O documento também observa que não foi adquirido nenhum alimento da agricultura familiar, como determina a regulamentação por parte do FNDE sobre a Lei 13.987/2020, o que se efetivado atenderia de forma mais adequada a necessidade nutricional dos alunos, além de apoiar o desenvolvimento e crescimento do pequeno agricultor mantendo também seu sustento na situação de pandemia.
Exibindo 1-1 de 1 item.