Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Ministério da Saúde abre nova etapa para cadastro na Semana Nacional de Humanização


Data de Publicação: 18 de março de 2014
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fonte: CFN


O Ministério da Saúde vai promover a Semana Nacional de Humanização em várias cidades brasileiras, de 07 a 11 de abril de 2014. E a programação da Semana  vem sendo  construída por quem faz a humanização do SUS.  Até o momento, 395 atividades entre debates, oficinas, fóruns, plenárias,  rodas de conversa, exposições, atividades culturais foram cadastradas.

 

  Todas as atividades cadastradas e que estejam de acordo com as orientações da PNH serão incluídas na programação oficial da Semana. O cadastro de atividades continua  até a primeira semana de abril, para que gestores, trabalhadores e usuários do SUS, movimentos sociais, estudantes, pesquisadores e instituições  organizem  atividades relacionadas às diretrizes da PNH para serem realizadas durante a Semana Nacional de Humanização .

 

  Durante o cadastro, é preciso identificar o objetivo da atividade cadastrada, público estimado, local de realização e as instituições parceiras envolvidas, entre outras informações. Todas as atividades devem se inserir em um dos três eixos da Semana: Participação dos Usuários no SUS, Gestão e Humanização, Trabalho e Humanização.

 

  O cadastro está aberto na Rede HumanizaSUS (www.redehumanizasus.net), onde já é possível visualizar o Mapa das atividades cadastradas. Para o coordenador da Política Nacional de Humanização, Gustavo Nunes de Oliveira, a Semana de Humanização vai dar visibilidade a ações que estados e municípios tem feito para qualificar a atenção e o acesso à saúde. "A Semana será um  momento de mobilização pró-SUS, mostrando  principalmente aquilo que dá certo e os avanços, mas também problematizando as dificuldades e desafios da saúde pública”,  afirma.

 

Sobre a Política Nacional de Humanização (PNH)

  A PNH existe há dez anos no SUS para transformar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários, de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS  e contribua para suas melhorias.  Com um grupo de apoiadores atuando em todo o território nacional, o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional às Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Hospitais e Coletivos de Humanização, além da  formação de gestores, trabalhadores e usuários.

 

  Acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes que embasam a PNH e se materializam nos serviços de saúde por meio de  diferentes dispositivos que melhoram a atenção, gestão e o trabalho em saúde: Acolhimento com classificação de risco (que inverte a lógica de atendimento por ordem de chegada, mas de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS), colegiados gestores (que democratizam as decisões), garantia de visita aberta e direito ao acompanhante, projetos de ambiência que contam com a experiência cotidiana dos trabalhadores para as reformas da infraestrutura do serviço de saúde, entre outros.

 

Cadastro de atividades: http://www.redehumanizasus.net


topo