Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Sexta Básica destaca atuação do nutricionista em restaurante


Data de Publicação: 21 de fevereiro de 2014
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


A atuação de nutricionistas em restaurantes foi o tema da décima nona edição do projeto Sexta Básica, realizada no dia 21 de fevereiro de 2014.

   A palestra foi ministrada pela nutricionista Marília de Oliveira e contou com a participação da coordenadora da Comissão de Comunicação do CRN-2, Gabriela Hermann, mediadora do evento. A teleconferência Sexta Básica, promovida pelo CRN-2 em parceria com o SESI/RS, foi retransmitida de Porto Alegre para cidades do Rio Grande do Sul.

   Marília de Oliveira, que possui pós-graduação em Gestão de Negócios em Alimentação, abordou o atual panorama do setor de alimentação fora do lar. Ela destacou o desenvolvimento do setor, resultado dos novos estilos de vida e hábitos alimentares da população.

   A palestrante lembrou que o trabalho do profissional em nutrição nessas empresas não se detém apenas na escolha do cardápio. Ela ressaltou que a implantação de boas práticas de higiene, padronização no processo de confecção do alimento e cuidados com a singularidade de cada estabelecimento a fim de garantir a qualidade no produto final, assim como a supervisão de todas estas atividades, também são funções designadas aos nutricionistas.

   Como um exemplo de sua atuação em restaurantes, Marília citou a blitz semanal criada para fiscalizar o andamento da equipe e do estoque. Para ela, o estoque é o cofre da empresa e deve ser conferido para avaliação da validade, aparência e quantidade dos alimentos, evitando assim o desperdício de produtos.

   A nutricionista evidenciou, ainda, o projeto de lei 4300/12, do deputado Assis Melo, que está tramitando na Câmara dos Deputados, que dispõe sobre a atuação de nutricionista nos estabelecimentos que fornecem alimentação pronta para o consumo. Segundo o PL, os estabelecimentos comerciais e não comerciais que prestem serviços de preparo e fornecimento de alimentação humana pronta para consumo que produzam mais de 50 refeições por dia, somente poderão exercer as suas atividades sob a responsabilidade técnica de nutricionista.

   Marília finalizou lembrando sobre desafios para os profissionais de nutrição dentro de estabelecimentos comerciais: a Copa do Mundo, com a demanda dos turistas; e a preocupação com a questão da sustentabilidade.

 


Próxima Sexta Básica – Transtornos Alimentares

Já estão abertas as inscrições para a próxima edição da Sexta Básica que terá como tema "Transtornos Alimentares”, como foco na Síndrome do Comer Noturno. A palestrante será a nutricionista Ana Harb. A teleconferência ocorrerá no dia 28 de março, das 16:30 às 17:30.

 

Ficha de inscrição (copie esta ficha e encaminhe os dados para o e-mail: [email protected])

Nome:

 

Profissão:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

Cidade do telecentro:

 


topo