Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Interação entre fármacos e nutrientes foi o foco da Sexta Básica


Data de Publicação: 26 de abril de 2014
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


A interação droga/nutriente, definido como o desequilíbrio nutricional por ação de um medicamento, ou quando um efeito farmacológico é alterado pela ingestão de nutrientes ou estado nutricional do paciente, foi o tema destacado na 21ª edição do projeto Sexta Básica. A teleconferência, apresentada pela nutricionista Sônia Alscher, aconteceu na última sexta-feira, dia 25 de abril.

  Sônia, especialista em Saúde Pública pela ESP/RS e em Nutrição Clínica pela ASBRAN, mestre em Bioquímica pela UFRGS; docente do Curso de Nutrição da PUCRS, elencou os tipos de interação entre fármacos e nutrientes que podem afetar a eficácia terapêutica dos medicamentos, bem como o estado nutricional dos indivíduos que os utilizam. Ela citou alguns exemplos práticos de absorção de fármacos que podem ser afetados na presença de alimentos, assim como os fármacos que podem causar má absorção dos nutrientes. A palestrante lembrou a importância da anamnese realizada pelos profissionais, pois esse é um momento de apontar a interação entre o medicamento e nutriente. Também enfatizou a importância de os profissionais consultarem, quando necessário, bibliografias de fármacos para segurança da prescrição dietética.

   A palestra foi retransmitida de Porto Alegre para os telecentros de Bagé, Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Santa Rosa. Esta iniciativa, promovida pelo CRN-2 em parceria com o SESI, contou com a participação de nutricionistas, técnicos em Nutrição e Dietética, estudantes, profissionais de outras áreas, técnicos das indústrias e público em geral.



Exibindo 1-1 de 1 item.

topo