Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Audiência Pública sobre inclusão de Nutricionista no IPE-Saúde


Data de Publicação: 7 de novembro de 2014
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


 No último dia 04 de novembro foi realizada, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, Audiência Pública sobre o Projeto de Lei (PL) que prevê a inclusão de Nutricionistas, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no quadro de profissionais do IPE Saúde.

A reunião foi presidida pelo Vice-Presidente da CCJ, Deputado Estadual Raul Pont, e foi acompanhada pelo proponente do PL, Deputado Estadual Frederico Antunes, e pelo Deputado Estadual Raul Carrion.

O CRN-2 foi representado pela Presidente Carmem Franco, pela Tesoureira Ana Lice Bernardi e pela Coordenadora Técnica Fernanda Fiorenza. Estiveram presentes também representantes do CREFITO-5, Federação das Santas Casas, Federação Sindical dos Servidores Públicos, Sindicato dos Servidores do IPE, Conselho Deliberativo do IPE-Saúde, Associação dos Proprietários de Estabelecimentos de Fisioterapia, Sindicato dos Técnicos Científico e Direção do IPE-Saúde.

A presidente do CRN-2 defendeu que, em tempos de crescentes índices de Doenças Crônicas Não Transmissíveis decorrentes de obesidade e, em consonância com o regulamentado pela ANS que prevê participação de todos os profissionais da saúde nos planos repercutindo em redução de internações hospitalares, o Rio Grande do Sul não pode ficar alheio a esta visão, e deve incluir atendimentos preventivos a seus segurados.

Todos os participantes demonstraram-se receptivos e favoráveis à inclusão desses profissionais no Plano, porém os representantes de órgãos ligados à Administração do Instituto apresentam preocupação com a sobrevivência financeira do mesmo.

Foi sugerido pelo proponente do PL que seja composto um grupo de análise de viabilidade técnica e financeira com a participação do Conselho Deliberativo do IPE e das entidades ligadas às profissões para em um prazo de 30 dias ser realizada nova Audiência Pública.

O CRN-2 já fez contato com os representantes para demonstrar que o receio de investimento em atendimento preventivo em saúde acarretará fatalmente em necessidade de investimento em procedimentos de média e alta complexidade além de aumento de leitos hospitalares.

Quando for definida a data da nova audiência Pública será divulgada a todos para que seja possível a ampliação da participação de profissionais.


topo