Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

CRN-2 marca presença na Praça de SAN


Data de Publicação: 22 de outubro de 2014
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


A Praça de Segurança Alimentar e Nutricional encerrou oficialmente, no dia 19 de outubro (domingo), as atividades da Semana da Alimentação 2014. A iniciativa foi realizada no Parque Farroupilha (Redenção). A Praça de SANS é uma ação que reúne instituições gaúchas promotoras e apoiadoras da Semana da Alimentação, que atuam em programas e atividades relacionadas com Segurança Alimentar. Este ano foram, aproximadamente, 20 instituições participantes.

O tradicional Ato Inter-religioso abriu os trabalhos da Praça e contou com a presença de representantes da Federação Espírita do RS, Cristina Cânovas de Moura; do Centro Cultural Islâmico do RS, Ahmad Ali; dos Povos Tradicionais de Terreiro, Eurides da Costa; da Pastoral Metodista, Elza Engler, e da Pastoral da Criança, Letícia da Silva Gluher. Também participaram desse momento, os representantes das entidades promotoras da Semana: da Emater/RS-Ascar, Leila Ghizzoni; a diretora do CRN-2, Ana Lice Bernardi; o presidente do CONSEA-RS, Edni Schroeder, e da Ação da Cidadania RS, Melissa Bargmann.

Ações do CRN-2

O CRN-2 participou da atividade com informações e orientações sobre alimentação orgânica. Conselheiras e nutricionistas fiscais realizaram um atendimento ao público, tendo como apoio a Revista do CRN-2 e um folder sobre o tema, incentivando o consumo de alimentos sem agrotóxicos e a produção de hortas caseiras. O grupo também esclareceu dúvidas sobre o sistema orgânico de produção agroecológica, diferenças entre orgânicos e hidropônicos, efeitos cumulativos dos agrotóxicos e danos ao meio ambiente. O CRN-2 também produziu banners com diversos dados sobre os benefícios da alimentação orgânica e sobre os perigos do uso de agrotóxicos para os agricultores, para os consumidores e para o meio ambiente. Integraram esta atividade os conselheiros do CRN-2: presidente Carmem Franco, vice-presidente Ivete Dornelles e a tesoureira Ana Lice Bernardi; a coordenadora técnica Fernanda Fiorenza, a coordenadora de fiscalização Maiele Lewandowski, os nutricionistas fiscais Querino Silva e Maria Beztria Viegas, e a assessora de comunicação Janice Benck.

Entre as diferentes atividades apresentadas esteve o trabalho com plantas medicinais, aromáticas e condimentares e o artesanato rural como alternativa de renda para os agricultores familiares que a Emater/RS-Ascar desenvolve em todo o Estado, a degustação da receita de Brigadeiro de Mariola, do SESC, feito com a casca da banana; avaliação nutricional por meio de bioimpedância realizada pelo SESI; distribuição de mudas, e brincadeiras para as crianças.

O evento foi promovido em conjunto pela Emater/RS-Ascar, Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2), Comitê Gaúcho de Ação da Cidadania/Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (FESANS RS), Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do Rio Grande do Sul (CONSEA-RS), e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


topo