Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Construção do novo Código de Ética


Data de Publicação: 9 de dezembro de 2014
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


CRN-2 reuniu nutricionistas para elaboração de sugestões para o novo documento 

 Com o objetivo de identificar dilemas éticos que afetam a prática profissional do nutricionista, o CRN-2 realizou, no dia 05 de dezembro, na UFCSPA, o I Fórum Regional para construção do novo Código de Ética.

   Esta ação faz parte da mobilização nacional do Sistema CFN/CRN para que a categoria, em todas as regiões do país, possa contribuir para o novo Código de Ética, dentro de uma proposta de construção compartilhada.

   A mesa de abertura contou com a participação da presidente do CRN-2, Carmem Franco, da coordenadora da Comissão de Ética, Ivete Barbisan, e da coordenadora da Comissão Especial do Código de Ética(Cecet-RS), Rosângela Parmigiani.

Ética no século 21

   Na sequência aconteceu a palestra “Ética no século 21” ministrada pelo professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS, Leonardo Agostini. Este momento teve como finalidade a sensibilização dos participantes sobre a magnitude do trabalho, para a discussão dos dilemas éticos e elaboração de sugestões para o novo documento. Agostini iniciou sua exposição conceituando a moral e a ética. Apresentou alguns dilemas éticos gerais do século 21, exemplificando com uma matéria jornalística que noticiava a escravidão que ainda atinge a população no Brasil. Ele lembrou que é necessário conhecer a realidade em que o país está inserido no século XXI para melhor organizar o Código de Ética. O professor relatou problemas éticos específicos da nutrição, como, por exemplo, a maneira de se relacionar com os pacientes e outros profissionais. Também apresentou cinco princípios para enfrentar esses problemas, são eles: cuidado, respeito, responsabilidade, solidariedade, ecologia e direitos humanos. O palestrante destacou algumas situações importantes para a reflexão e discussão do grupo participante do evento, entre estas: O papel e a função da ética na e para a Nutrição; desafios e dilemas éticos enfrentados cotidianamente no exercício profissional, “o que move você, quem é você, que tipo de profissional é você”.

   A presidente do CRN-2, que compõe a Cecet nacional, apresentou as orientações para a condução do trabalho dos participantes. Ela abordou o processo de construção do novo Código de Ética. Relatou a criação e objetivos das Cecet nacional e regionais.  Carmem elencou algumas questões sem dilemas éticos, nos quais os valores da moral dão a resposta (ex.: Aumentar a clientela por meio de práticas não reconhecidas?); e questões com dilemas éticos, em que há mais de uma opção moralmente justificável (ex.: Mentir ou preservar uma vida?). Frente a estas questões, segundo a presidente, a decisão pressupõe o equacionamento da situação: Quais elementos morais estão em jogo? Qual escala de valores será (ou deveria ter sido) adotada?.

  Após este momento, o grupo iniciou o debate sobre o levantamento dos dilemas éticos, resultando na construção de sugestões. Entre os temas mais discutidos estão a relação do nutricionista nas redes sociais e a atuação de leigos no exercício profissional. As propostas deste encontro serão agregadas às que resultarem de um segundo Fórum de Escuta, previsto para acontecer em março de 2015, e, posteriormente, encaminhadas ao CFN.

Questionário CFN

  Continua disponível o questionário para que o profissional possa contribuir com relato de situações em que consultou o Código de Ética, com dificuldades de interpretação e com sugestões de temas a serem incluídos no novo documento. Acesse: https://pt.surveymonkey.com/s/HHTWWPD


topo