Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Prêmio Jovem Cientista tem como tema Segurança alimentar e nutricional


Data de Publicação: 3 de dezembro de 2014
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fonte: Site do Prêmio Jovem Cientista


Edição busca soluções e inovações para a Segurança alimentar e nutricional

  Jovens pesquisadores de todo o país poderão se inscrever para a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista. Estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, mestres e doutores interessados em participar encontram todas as informações sobre a premiação no site http://www.jovemcientista.cnpq.br. As inscrições vão até o dia 19 de dezembro.

   Considerando que o Brasil caminha para ser o celeiro do mundo, o Prêmio Jovem Cientista deste ano busca inovações no setor de alimentos. Como produzir alimentos sem degradar o ambiente? Como satisfazer às necessidades nutricionais de uma população humana que cresce e envelhece? Como diminuir o desperdício e aumentar a qualidade de nossa dieta? De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, mais de 900 milhões de pessoas no mundo se alimentam menos que o suficiente para serem consideradas saudáveis, um cenário que torna políticas públicas de segurança alimentar imperativas para o desenvolvimento social. O debate também envolve a cadeia de produção dos alimentos e inclui as opções de transporte, armazenamento e conservação - do campo à mesa.

   Entre as áreas do conhecimento envolvidas no tema estão Nutrição, Engenharia de Alimentos, Medicina, Agronomia, Ciência de Alimentos, Farmácia, Bioquímica dentre outras.

Tema

A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer outras necessidades essenciais, tendo por base as práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. 

O conceito de segurança alimentar abrange o manejo sustentável dos recursos naturais, a produção, armazenagem, distribuição, conservação e acesso universal aos alimentos, bem como os aspectos relacionados à sua qualidade, composição nutricional e aproveitamento biológico. 


topo