Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

CRN-2 participa do Circuito da Saúde no litoral


Data de Publicação: 12 de janeiro de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fotos: Assessoria imprensa - CRN-2


As praias de Tramandaí e Atlântida Sul receberam, nesse final de semana, o IV Circuito da Saúde. A ação teve como objetivo promover e incentivar a saúde da comunidade, destacando que a prevenção é sempre a melhor opção. Os veranistas tiveram acesso a diversos serviços na área da saúde como informações sobre alimentação orgânica, medição cintura-quadril, testes de glicemia, verificação de pressão arterial, auriculoterapia, quiropraxia, disfagia, entre outros. Uma grande equipe composta por nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, profissionais da educação física, médicos veterinários e dentistas participaram da quarta edição do Circuito da Saúde.

O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de janeiro, em Tramandaí e Atlântida Sul, respectivamente, tendo como local a Casa Estação Verão SESC. A iniciativa é uma promoção da Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS), com o apoio do SESC/RS. A ação foi composta pelos Conselhos Regionais de Nutricionistas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Medicina Veterinária e Odontologia.

A atividade também teve como meta esclarecer à população a importância dos Conselhos na defesa da saúde coletiva, já que a função primordial dessas instituições é fiscalizar o exercício legal das profissões, garantindo com isto a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

Alimentação orgânica

O CRN-2 participou da atividade realizando orientação nutricional e divulgando a alimentação orgânica. Também foi um momento de mostrar à população a importância da atuação do nutricionista para a prevenção e manutenção da saúde. As conselheiras do CRN-2 esclareceram que os alimentos orgânicos são produzidos sem agrotóxicos, com métodos agropecuários mais adequados e sustentáveis, resultantes de um processo socialmente justo. As nutricionistas também explicaram que a agroecologia protege o meio ambiente, cuidando da terra, da água e do ar.

Os veranistas receberam os folders sobre o sistema orgânico de produção agroecológica e sobre alimentação saudável, produzidos pelo CRN-2. A zootecnista Angélica Pinho, de Canoas, elogiou a iniciativa e lembrou a importância de ações que propiciem à população dicas de alimentação saudável focando na saúde e qualidade de vida. A aposentada Mercês Gil Monteiro, de Porto Alegre, classificou como excelente a iniciativa dos Conselhos. “Muitos que estão na praia não têm acesso a estes serviços e dicas de saúde de maneira tão fácil”, destacou a veranista. “Atividades como essas são importantes para criarmos uma consciência para a prevenção e não apenas para tratar a doença instalada” salientou a enfermeira Michéli Jardim, de Bagé. O Circuito da Saúde chamou a atenção do aposentado Jotaúl Cândido Rangel, de Taquara, que tem uma horta orgânica e distribuiu alimentos para toda a família. “A orientação sobre o consumo de alimentos sem agrotóxicos é essencial e necessária, as pessoas não têm conhecimento dos malefícios de uma alimentação desregrada e cheia de veneno”.evidenciou o aposentado.

Representaram os CRN-2 no IV Circuito da Saúde a presidente Carmem Franco, a vice-presidente Ivete Dornelles, a conselheira tesoureira Ana Lice Bernardi e a conselheira Juracema Daltoé. Também participaram da ação a coordenadora técnica Fernanda Fiorenza e a assessora de comunicação Janice Benck. O Circuito foi divulgado em emissoras de rádio e no Jornal Correio do Povo

 


topo