Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Primeira Sexta Básica de 2015 destaca Mitos e verdades de dietas da moda


Data de Publicação: 4 de fevereiro de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fotos: Assessoria imprensa - CRN-2


primeira-sexta-basica-de-2015-destaca-mitos-e-verdades-de-dietas-da-moda

O projeto Sexta Básica entra no seu quarto ano. A primeira teleconferência de 2015 ocorreu no dia 30 de janeiro e contou com a palestra da nutricionista clínica Bruna Pontin, que falou sobre Mitos e verdades nas dietas da moda. A presidente do CRN-2, Carmem Franco, foi a mediadora desta edição.

Bruna Pontin, nutricionista clinica e mestre em Ciências da Saúde: Cardiologia,  ressaltou que a Nutrição, que é uma ciência, deveria ser tratada com este reconhecimento e não como moda. A palestrante alertou que os nutricionistas deveriam analisar de maneira crítica o que a mídia e redes sociais divulgam como dietas de moda. Considerou que os altos índices de sobrepeso e de obesidade são algumas razões para haver tanto espaço para este tema.

A nutricionista falou sobre as dietas da moda que estão mais em evidência, como a isenta de glúten, a detox, baixo teor de carboidratos. Salientou que não há evidências científicas para embasar a prescrição destas dietas e que o nutricionista precisa trabalhar com fatos e pesquisas comprovadas cientificamente. Também observou que muitas dietas da moda podem resultar no conhecido "efeito sanfona”, com quilos extras adquiridos posteriormente. Apresentou uma pesquisa que, durante dois anos, monitorou a perda de peso de grupos de pessoas submetidas a três tipos de dietas, a Low-Fat diet, a Mediterranean diet e a Low-Carbohydrate diet. Os resultados mostraram que a dieta mediterrânea ficou muito semelhante às outras. Devido a isso, a palestrante questionou se "valeria a pena submeter o paciente a uma dieta restritiva, quando o resultado da dieta mediterrânea é tão eficaz e mais saborosa.”

Bruna destacou o Código de Ética do Nutricionista (resolução 541/2014) que, no artigo 6º, indica que o profissional deve "analisar, com rigor técnico-científico, qualquer tipo de prática ou pesquisa, adotando-a somente quando houver níveis consistentes de evidência científica ou quando integrada em protocolos implantados nos respectivos serviços;(...)”.

Advertiu, ainda, que, para o sucesso de uma dieta, o mais importante é a adesão do paciente. E também que o resultado é matemático: para perder peso é necessário cortar calorias.

A palestra, uma promoção do CRN-2 e do SESI-RS, foi retransmitida de Porto Alegre para os telecentros de Bagé, Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Santa Rosa. 

Nutrição em estética será o tema de fevereiro

O tema da próxima teleconferência será "Nutrição em estética”. A palestra acontecerá no dia 27 de fevereiro, das 16h30min às 17h30min e contará com palestra da nutricionista Simone P. Fernandes.


topo