Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Asbran repudia textos de blogueiro e pede punição


Data de Publicação: 18 de fevereiro de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


A Associação Brasileira de Nutrição - Asbran encaminhou nesta sexta-feira (13) ao Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) nota de repúdio aos textos de autoria do blogueiro Danilo Balu, bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e graduado em Nutrição (USP), conforme descrição profissional que adota nos sites em que é colunista. Os textos claramente denigrem a categoria e a ciência da Nutrição.

Os artigos do blogueiro têm sido publicados na internet com duras críticas inclusive às instituições do segmento, como conselhos regionais, entre eles o CRN-3 que já está adotando medidas jurídicas.

Em um dos textos o profissional chega a afirmar que "a profissão de Nutricionista foi inventada como um commodity de uma sociedade que não precisa de quem nos ensine a comer ou a beber, ela é falha e do ponto de vista de risco é no momento inútil".

No documento encaminhado ao CFN, a Asbran reforça seu caráter técnico, científico, cultural e social e a luta pelo reconhecimento da categoria, e que também tem entre suas linhas de atuação funcionar como canal de denúncia de fatos que se traduzam em prejuízo ao processo de Alimentação e Nutrição da população brasileira, inclusive, a veiculação de informações equivocadas sobre o tema.

Nesse sentido, considera que a análise do texto publicado no blog do profissional evoca a infração de artigos do código de ética do nutricionista e de outros profissionais de saúde. 

"Há trechos que contrariam o Código Penal Brasileiro - calúnia e difamação -, resguardando o fato que os crimes não foram direcionados a uma pessoa, em específico, mas alarmantemente a toda uma categoria de forma enfática e preconceituosa", diz o ofício. 

A Asbran pede ao CFN que adote providências para que seja aberto processo ético contra o profissional, caso seja confirmado seu registro, e o acionamento, imediato, dos órgãos que se fizerem necessários para retirada do texto da internet. 


topo