Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Nutrição + matemática = saúde


Data de Publicação: 11 de dezembro de 2012
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fonte: Prêmio Saúde 2012


Parte considerável dos alunos da rede municipal de Pinhal da Serra, no nordeste do Rio Grande do Sul, reflete uma epidemia: a da obesidade infantil. Foi o que constatou a nutricionista Fabiana Baldin, responsável pela alimentação desses meninos e meninas. Como parte deles estava com sobrepeso, Fabiana chegou à conclusão de que era necessário desenvolver ações para reverter esse quadro.

“Conversando com um professor de matemática que trabalha em duas escolas da região, descobri que os estudantes também estavam com problemas nessa disciplina”, conta. Assim nasceu a ideia de mesclar a ciência dos alimentos com a dos números para melhorar o conhecimento de ambas entre a moçada.

Foram selecionados alunos das duas instituições: uma estadual, na qual foram escolhidas 15 crianças do 8º ano - antiga 7ª série - com 11 e 12 anos, e outra municipal para a educação de jovens e adultos, com a participação de 16 alunos da mesma série, com idades entre 15 a 47 anos.

Primeiro, todos passaram por uma aferição do índice de massa corporal e responderam a um questionário sobre sua alimentação. Em seguida, foram realizadas atividades didáticas, como a aplicação do jogo dos sete erros da pirâmide alimentar, a leitura e a interpretação de um texto sobre o tema e a elaboração de gráficos — eis a Matemática!

Além disso, os estudantes prepararam diários`, registrando como foi sua alimentação ao longo de determinado período, e apresentaram palestras para os outros colegas sobre o que aprenderam. Nas atividades, eles usaram conteúdos matemáticos, como a regra de três e a porcentagem. No final, todos foram avaliados. “Se não houve tempo hábil para uma diminuição muito evidente do índice de massa corporal, pelo menos já deu para perceber uma enorme melhora no que eles sabiam sobre os alimentos e o uso dessas informações no dia a dia, além de um progresso em relação aos conteúdos matemáticos praticados durante o projeto”, afirma Fabiana. “Não queremos parar por aqui. Vamos realizar o mesmo trabalho com outras classes”, diz, entusiasmada.

Alimentação saudável relacionada ao meio matemático

Autora: Fabiana Baldin

Instituição: Prefeitura Municipal de Pinhal da Serra (RS)


topo