Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Teleconferência Sexta Básica em sua quinta edição


Data de Publicação: 28 de outubro de 2012
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


      A nutricionista Juliana Bueno foi a palestrante da quinta edição da teleconferência Sexta Básica, com o tema "Alimentação Saudável”. O evento, realizado no dia 26/10, teve como mediadora a presidente do CRN-2, Carmem Franco. Também esteve presente na palestra, a Gerente UER Responsabilidade Social do SESI-RS, nutricionista Rosângela Lengler, que é conselheira do CRN-2.

     A palestra foi retransmitida de Porto Alegre para os telecentros de Novo Hamburgo, Santa Rosa, Rio Grande, Pelotas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Farroupilha, Bagé, Erechim, Rio Grande e Lajeado.
O projeto Sexta Básica, uma iniciativa do CRN-2 em parceria com o SESI Regional, ocorre sempre na última sexta-feira de cada mês.
 

Alimentação Saudável
     Juliana ressaltou em sua apresentação quatro pontos importantes do tema abordado: métodos de cocção para evitar perdas nutricionais, análise de rótulos, personal diet e sensibilização de pacientes em educação nutricional.

     Ela destacou alguns métodos de cocção que evitam perdas de nutrientes, indicando alguns alimentos como exemplos. O tomate quando cozido tem um aumento de mais de 70% na quantidade de licopeno. O alho, que tem a alicina como um dos compostos mais importantes, deve ser cortado e macerado 10 minutos antes de cozinhar. Já sobre Vitamina C, a nutricionista mostrou com uma série de dicas para diminuir as perdas em hortaliças tipo: reduzir o tempo entre o preparo e a distribuição, cortar os alimentos próximo ao momento de consumo e que o vapor é o melhor método de cocção.

     Juliana salientou a importância de uma análise criteriosa dos rótulos dos alimentos principalmente em planos alimentares mais restritos e quem busca saúde. Algumas doenças como hipertensão arterial, diabetes e doença celíaca merecem atenção por terem dietas especificas. Sobre a tabela nutricional, ela citou o que é obrigatório conter: valor energético (Kcal e KJ), carboidrato, proteína, gorduras totais, gordura saturada, gordura trans, fibras e sódio; com a possibilidade de conter, colesterol, gordura monoinsaturada, vitaminas e minerais (cálcio, ácido fólico,vitamina D...).
 

     A palestrante falou sobre as atividades desenvolvidas pelo personal diet, como: Atendimento familiar, acamados e de crianças, elaboração de cardápio acompanhamento de refeições e treinamento da cozinheira.    
 

    Na parte final da apresentação, Juliana Bueno explanou sobre a importância da sensibilização de clientes. Ela salientou que escutar o paciente, deixá-lo confortável, respeitar a sua individualidade e passar confiança, ajudam para o sucesso de um plano de reeducação alimentar. 

Confira as fotos do evento clicando aqui.

Material da palestra de Juliana Bueno: apresentacaoalimentacaosaudavel.pdf 

AGENDEM-SE: A próxima teleconferência abordará "Agrotóxicos” e será realizada no dia 30 de novembro, encerrando as palestras em 2012. No próximo ano, as teleconferências retornam no dia 25 de janeiro.     


topo