Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Dia do TND - Relato de Experiência


Data de Publicação: 22 de junho de 2021
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


dia-do-tnd-relato-de-experiencia

   O CRN-2 e a Agan iniciaram , em 22 de junho, a divulgação dos relatos de experiências encaminhados pelos Técnicos em Nutrição e Dietética, em comemoração à data da categoria -  27 de junho

   As instituições agradecem e parabenizam os TND que enviaram os conteúdos e as fotos. E estaremos publicando um relato por dia.

   Com certeza, aqueles que encaminharam as contribuições, junto com Técnicos do Rio Grande do Sul, fazem toda a diferença para a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Os primeiros Relatos de Experiências são os das TND  Beatriz Lopes - CRN-2 1967T,  Deise Regina Telles - CRN-2 0607T.  

Vejam também como participar do <span open="" sans",="" arial,="" sans-serif;="" font-size:="" 14px;="" background-color:="" rgb(241,="" 241,="" 44);"="">evento online "Escolhas e desafios dos TNDs”, que será realizado neste domingo, dia 27 de junho, das 16 às 17h30min..

Acompanhem!


 A nutrição me salvou
 
  Vou compartilhar, neste texto, algo muito significativo para mim. Ao mesmo tempo que é um tanto delicado falar sobre, é também libertador abordar o assunto de forma aberta e sincera. 
 
   Vários acontecimentos da vida me levaram a desenvolver anorexia e compulsão alimentar da adolescência até o início da idade adulta. Eram episódios desoladores, de total descontrole na maneira como me alimentava. 
 
   Entre fases com depressão, letargia, mal-estar e vertigens, me sentia solitária e infeliz. Via minha imagem distorcida e minha mente dispersa, sem muita esperança de melhorar. Após uso de alguns medicamentos, orações e muita coragem, fui me reerguendo e, aos poucos, tentando administrar minha vida.
 
   Me interessei pela nutrição, principalmente, pelo fato de ter passado pelos distúrbios alimentares. Vi na nutrição uma maneira de ser salva de todo o sofrimento que me assolava e, realmente, ela me salvou. 
 
   Realizei o curso técnico com toda a determinação que existia dentro de mim. Me formei como Técnica em Nutrição e Dietética na Unitec (Universitário Escola Técnica) em 2013. O resultado de minha dedicação foi ter passado em três concursos públicos da área e ter sido classificada em primeiro lugar em um deles. 
 
   Aquela menina meio perdida, que se sentia desamparada, sem expectativas de como seria o futuro, tinha se tornado uma mulher diante de três concursos públicos dos quais passou, podendo escolher em qual deles assumiria a vaga.
 
   Decidi desempenhar minhas atribuições como Técnica em Nutrição e Dietética no Refeitório Universitário (RU), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Campus Litoral Norte (UFRGS CLN), em Tramandaí/RS. 
 
   Inaugurei esta carreira como servidora pública federal em 2014, e continuo nos dias atuais. Participei do evento que marcava o primeiro dia de aula do Campus que, coincidentemente ou não, foi no dia do meu aniversário, em 22 de setembro. 
 
   Meu principal objetivo como TND no RU da UFRGS é promover alimentação segura, saborosa e saudável à Comunidade Acadêmica, em especial aos alunos que são nosso público-alvo. Minhas atribuições na UFRGS abrangem coordenar e acompanhar a execução do planejamento elaborado em conjunto com a nutricionista. Sou uma das responsáveis pela fiscalização de contrato da empresa terceirizada que presta o serviço de alimentação ao RU. Acompanho e supervisiono o trabalho realizado pelos colaboradores da empresa licitada, como também contribuo para que as boas práticas sejam cumpridas com maestria através de atividades diárias e pontuais, relatórios, elaboração de planilhas, entre outras rotinas e demandas que surgem durante o andamento do trabalho. 
 
   Além das ocupações diretamente relacionadas ao Refeitório, também assessoro nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Devido a pandemia, as atividades presenciais estão suspensas na UFRGS desde março de 2020. Como meu trabalho está sendo realizado de forma remota, pois o RU se mantém fechado, se tornou um grande desafio adequar minhas atribuições na situação atual e ao mesmo tempo está sendo extremamente gratificante. Me sinto motivada a pensar em alternativas para desempenhar o trabalho remoto e a propor, desenvolver e realizar atividades que vão além de minhas atribuições regulares, com o intuito de promover a nutrição. Me sinto orgulhosa de trabalhar nesta área e de poder contribuir para a melhora da qualidade de vida das pessoas, principalmente por ter a consciência de que a nutrição tem um grande papel na nossa saúde e acreditar que a alimentação saudável pode salvar vidas. Inclusive, salvou a minha. 
 
   A nutrição foi o combustível que me proporcionou realizações profissionais e pessoais que, até poucos anos, pareciam irrealizáveis. E foi a partir destas realizações que a vida começou a fazer mais sentindo e me tornei uma mulher satisfeita e feliz. 
 
   Desejo cada vez mais continuar adquirindo equilíbrio entre o corpo e a mente e desempenhando minhas atividades em prol do bem-estar e da saúde de todos através da nutrição.
TND Susan B. de Souza CRN-2 1343T 
Cidade: Porto Alegre 
Área de Atuação:  Alimentação Coletiva
Subárea: Restaurante universitário

 
 Somos a força necessária para o bom andamento do trabalho
 
   Sou formada há 15 anos em uma das primeiras turmas da escola da Fundação Universitária de Cardiologia. 
 
   Meu primeiro desafio foi no antigo Hospital Luterano, onde  atuei na área de dietoterapia, produção e controles de estoque. Também trabalhei no Lactário e Banco de Leite do HMIPV. Ainda, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e no Hospital Mãe de Deus. Estes anos de aprendizado representaram muito na minha formação. 
 
   Também tive um período de experiência em produção na indústria de congelados, onde pude planejar e colocar em prática os procedimentos operacionais padronizados, planilhas e controles necessários para este segmento.  
 
   Atualmente supervisiono as cozinhas dos Abrigos Residenciais da Prefeitura de Porto Alegre - Casa de Acolhimento FASC, junto com uma nutricionista responsável técnica, atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 
 
   Nesse momento de pandemia, nos empenhamos ainda mais, aplicando todas as medidas necessárias de controle para oportunizar uma alimentação saudável e que também aqueça seus corações.  
 
   O amor pelo que faço me transforma em uma profissional insistente na minha área de atuação. Nossa profissão merece, sim, ser muito valorizada, merece investimento e contínua manutenção das escolas formadoras para incentivar os técnicos a lutarem para que seu espaço junto ao nutricionista se faça mais do que necessário.  Enfrentamos diariamente dificuldades estruturais, nos comprometemos com o trabalho de nossas equipes zelando para o cumprimento das normas e resoluções sanitárias.  Levamos no peito o desejo de sermos reconhecidos e regulamentados dentro da nossa profissão . Somos os braços necessários para o bom andamento do trabalho.  
 
   Felicidades a todos os TNDs do RS!   
 
Simone Barroca Ferreira Reg: 0339T
Cidade: Porto Alegre
Área de Atuação: Nutrição em Saúde Coletiva
Subárea: Políticas e Programas Institucionais

 Ser TND é ter amor pela profissão
 
   Sou formada em Técnico em Nutrição e Dietética há 3 anos. Minhas experiências são na área hospitalar, o que inclui os estágios obrigatórios do curso até após a formatura, momento em que trabalhei no setor da distribuição. 
 
   Ser técnica da distribuição é estar atenta e tomar todos os cuidados possíveis de qualidade e segurança dos alimentos, desde o recebimento, até o momento da distribuição para o paciente. E tudo isso para que o resultado seja uma refeição muito saborosa e com valor nutricional adequado.
 
   Verificar temperaturas, validades; preenchimento de planilhas; EPIs; treinamentos; trabalho em equipe; organização; divisão de tarefas; supervisão da equipe; check list; higiene alimentar; higiene pessoal; higiene do ambiente, liderança, também fazem parte das tarefas que realizei.
 
  Ser TND é saber que, tendo os devidos cuidados, realizando as tarefas com o processo de qualidade; respeitando o Manual de Boas Práticas; ter empatia; colaboração; amor pelo próximo e pela profissão; sabedoria; atenção; respeito; educação, com certeza terá um resultado gratificante, que é distribuir o alimento para todos pacientes. 
 
   Nosso trabalho é, além do olhar para a saúde, deixar nosso público feliz, oferecendo refeições com a segurança e saudabilidade necessária para a sua recuperação e alta hospitalar.
TND Rubia Abrão Cavalheiro CRN-2 2054T
Cidade: Viamão
Área que atuou: Alimentação Coletiva (UAN)
Subárea: Hospital
 

O TND tem que ter visão crítica, determinação e  gostar do que faz
 
  Trabalho no Hospital Cristo Redentor, que pertence ao Grupo Hospitalar Conceição, há sete anos.
 
   Iniciei no ano de 2014, atuando como técnica em Nutrição e Dietética na área de produção de alimentos para pacientes e funcionários do Hospital Cristo Redentor, onde realizava todos trabalhos de supervisão do turno, coordenando, juntamente com a nutricionista, a equipe de cozinheiros, atendentes e despenseiros.
 
   Em 2020 fui convidada por minha chefia imediata a participar, juntamente com outra colega técnica, de um novo projeto. Iniciamos, então, os trabalhos de fichas técnicas de receitas para preparo de refeições padronizadas para pacientes com dietas normais e especiais.
 
   Neste trabalho pesquisamos, elaboramos e testamos receitas, juntamente com a equipe, além de organizarmos e imprimirmos as respectivas fichas, planilhas e etiquetas para insumos. Utilizamos esses métodos para que os processos, desde o início até o final, sejam os melhores possíveis para nós e, principalmente, para o paciente.
 
   O que me motiva no meu trabalho é saber que cada dia posso aprender mais e crescer pessoal e profissionalmente, consciente de que as relações humanas e as diferenças de cada indivíduo são fundamentais para esse aprendizado.
 
Acredito que meu trabalho juntamente com o trabalho de toda equipe de nutrição contribui para recuperação dos pacientes por meio da oferta de uma alimentação pensada para a saúde, o bem-estar e satisfação destes.
 
   Também acredito que um bom técnico em Nutrição e Dietética tem que ter visão crítica, pró-atividade, muita determinação e principalmente gostar do que faz.
TND Leane de Jesus CRN-2  0221T
Área de Atuação: Nutrição Clínica
Subárea: Hospital 
 

Aprimoramento profissional

   O Técnico em Nutrição e Dietética necessita estar em constante aprendizado. 
 
    É fundamental estar atualizado em sua área de atuação e também nas outras. Isto faz com que possamos aprender novas técnicas e aperfeiçoar o nosso trabalho. É importante se envolver com projetos da área da nutrição, eventos científicos e incentivar os demais colegas TNDs a participarem junto. 
 
   Acredito que o conhecimento do Técnico não termina após a sua formação em sala de aula. Por isso, é importante buscar sempre por mais capacitações, tanto com experiências práticas, como teóricas.
 
TND Joao Luis Telles Dornelles Junior CRN-2 0274T
Área de Atuação: Nutrição Clínica
Subárea: Hospital
 

 
Inspiração e estudo resultaram na conquista do meu espaço
 
   Há 11 anos resolvi realizar um sonho e abrir um espaço em que pudesse desenvolver produtos de confeitaria. Hoje trabalho em sede própria, atendendo por meio de loja virtual e por encomenda, garantindo assim produtos frescos.
 
   A produção de tortas, bolos (artísticos, integrais e de pote), cupcakes, pão de mel, brigadeiro, cake pop, biscoitos decorados,  dolce amato e geleias de frutas me inspiram diariamente. Também trabalho com salgados, como quiches, calzones, empadão e pão integral, mas em menor escala.
 
   Estas habilidades foram sendo adquiridas por meio do conhecimento no curso técnico em Nutrição e Dietética e pelas mais de 50 capacitações que realizei durante este período.
 
   Minha maior motivação é criar uma receita com índices reduzidos de açúcar e gordura, que preserve, ainda assim, o sabor.
 
   Hoje vejo que proporciono alegria aos meus clientes, levando até eles a realização de um sonho, ao criar a arte de um bolo conforme seu desejo e imaginação.
 
   É maravilhoso receber o "feedback” favorável de um trabalho. Representa um estímulo para dar continuidade à minha atividade e continuar aprimorando meu produto final.
Jaqueline Casagrande CRN-2 0523T
Área de Atuação: Alimentação Coletiva
 

 
Atuação na Central de Alimentação Enteral
 
   Trabalho há quatro anos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, atuando na área de Nutrição Clínica – Central de Terapia Nutricional. 
   Sou umas das Técnicas em Nutrição da Central de Alimentação Enteral, onde preparamos todas as sondas dos pacientes adultos, pediátricos e da neonatologia. 
 
   Especificamente, quem prepara e envasa as sondas dos pacientes da neonatologia são os Técnicos em Nutrição. Nosso público alvo é formado de pacientes debilitados.
 
   Então quando estes pacientes evoluem e têm alta hospitalar, é muito gratificante saber que fizemos a diferença na vida destes bebês prematuros e de suas famílias.
 
   Por isso, contribuir na melhora do estado de saúde deles, garantindo que receberão o aporte nutricional que necessitam preparado e distribuído de forma segura, seguindo as boas práticas de manipulação necessárias, é uma grande honra honra para mim.
 
Deise Regina Telles CRN-2 0607T
Área de Atuação: Nutrição Clínica
Subárea: Central de Terapia Nutricional
 

Quando se ama o que faz...

     Meu nome é Beatriz Lopes. Atuo no Lactário - área Materno Infantil, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre há um ano e meio. Sou a Responsável Técnica pela confecção e distribuição de fórmulas infantis e dietas enterais.

   Me sinto realizada profissionalmente por participar da promoção de saúde destas crianças, uns anjinhos. 

    A cada evolução do quadro clínico dos pacientes é um sentimento de estar cumprindo meu objetivo e meta, com muita paixão e amor pela profissão.

   Não existe melhor motivação para realizar um bom trabalho do que sentir paixão pelo que se faz. E é esse o sentimento que tenho em relação a contribuição do serviço para a sociedade. 

   Sentimento de dever cumprido! 

TND  Beatriz Lopes, CRN-2 1967T
Área de Atuação: Nutrição Clínica
Subárea: Lactário 

 

 


Webinar "Escolhas e desafios dos TNDs”, realizado no dia 27 de junho, em comemoração ao Dia do Técnico em Nutrição e Dietética: Assistam a gravação acessando AQUI.


topo