Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Terapia nutricional no diabetes em pauta na Sexta Básica


Data de Publicação: 31 de março de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria de Imprensa - CRN-2


A trigésima primeira edição da sexta Básica abordou Terapia nutricional no diabetes. A teleconferência ocorreu no dia 27 de março e contou com palestra da nutricionista Cigléa Nascimento. Ela integra a equipe de endocrinologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e é especialista em Nutrição Clinica. A conselheira do CRN-2, Rosângela Lengler, foi a mediadora da teleconferência. 

A palestra apresentou metas glicêmicas, recomendações nutricionais, índice e carga glicêmica, contagem de carboidrato e alimentação saudável. As metas da terapia nutricional destacadas pela nutricionista são o plano alimentar individualizado, as necessidades nutricionais diárias para permitir crescimento, desenvolvimento ponderal e peso saudável, os níveis lipídicos séricos dentro da normalidade, o adequado controle glicêmico, a prevenção de complicações agudas e crônicas e a educação nutricional em Diabetes Mellitus.  

Cigléa explicou que índice glicêmico (IG), compara quantidades iguais de carboidrato e fornece uma medida da qualidade do mesmo, mas não da quantidade. Esclareceu que carga glicêmica (CG) representa o produto do IG de um alimento e o seu conteúdo de carboidrato envolve quantidade e qualidade do carboidrato consumido. Também destacou alimentos com Baixo Índice Glicêmico (BIG) e Alto Índice Glicêmico (AIG). 

No item contagem de carboidratos, a nutricionista ressaltou que menos de 1% dos valores de A1C (teste de hemoglobina glicada) foi associada com três aspectos comportamentais. São eles: aderência ao plano alimentar (90%), ajuste adequado da dose de insulina de acordo com a cota de carboidratos ingeridos, tratamento apropriado dos episódios de hipoglicemia.  

A palestrante destacou também a importância de contagem de carboidratos e frisou que é fácil de ensinar e aprender; o paciente se conscientiza de quais alimentos mais elevam a sua glicemia, tornando mais fácil a intervenção e é uma forma adequada de controle glicêmico.  Cigléa lembrou que pacientes com diabetes precisam fazer uma intervenção no estilo de vida.

A palestra, uma promoção do CRN-2 e do SESI-RS, foi retransmitida de Porto Alegre para os telecentros de Bagé, Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Santa Rosa.

 

Alimentação Escolar 
 
A próxima teleconferência abordará Alimentação Escolar com foco na atuação do nutricionista em escolas particulares e ocorrerá no dia 24 de abril.


topo