CRN-2 integra campanha para promover clareza e transparência na rotulagem de alimentos
Data de Publicação: 24 de agosto de 2018
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Com o objetivo de exigir clareza e transparência na rotulagem das informações nos produtos alimentícios, instituições gaúchas lançaram, no dia 16 de agosto, a campanha em defesa da revisão da norma de rotulagem nutricional brasileira.
O Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2); a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), representada pelo Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças na Infância da Pró-Reitoria de Extensão (Prevenção UFRGS) e pelo Curso de Nutrição; o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA); o Conselho Regional de Medicina (CREMERS) e a Associação Gaúcha de Nutrição (Agan) e promoveram este encontro com o objetivo de sensibilizar outras entidades ligadas à saúde, à pesquisa e à educação para ampliar o debate nacional sobre rotulagem dos alimentos industrializados.
A abertura da atividade foi realizada por componentes das instituições que estão à frente da campanha. A coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas na Infância da UFRGS, professora Noemia Perli Goldraich, destacou que esta campanha busca mobilizar a população para uma consulta pública que deve ser promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste semestre. "Esta é uma oportunidade que nós todos temos de participar e dar a nossa opinião e dizer qual o modelo de rotulagem que é o melhor para a nossa saúde”, enfatiza Noemia, lembrando a epidemia de obesidade e de pressão alta que acomete até mesmo crianças em idade pré-escolar no país. "Os rótulos como apresentados atualmente não permitem saber o que nós estamos comendo. E na verdade, nós temos o direito de saber”, reforça a professora.
A presidente do CRN-2, Jacira dos Santos, evidenciou que a população deve ter acesso às informações do conteúdo dos produtos alimentícios de forma clara e objetiva. "Os profissionais da saúde têm compromisso com a qualidade de vida da população, e o CRN-2, que tem em sua missão disciplinar, fiscalizar e orientar ações profissionais relacionadas ao objetivo de trabalho do nutricionista, que é o alimento, não poderia ausentar-se de compor uma frente de mobilização como esta”, destacou a presidente do CRN-2. Ela lembrou o quanto é importante esclarecer à população a sobre o consumo de produtos de forma consciente, para beneficiar a saúde do indivíduo e, também, do meio ambiente.
Integraram, ainda, a mesa de abertura, o diretor médico do HCPA, Milton Berger, a presidente da AGAN, Rosângela Parmegiani; o representante do CREMERS, Mauro Czepielewski; e a professora Cláudia Aristimunha, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.
Evento destaca o Guia Alimentar
As palestras iniciaram com a professora da Fabico (UFRGS), Aline Strelow, que falou sobre Comunicação, Cidadania e Consumo. O "Guia Alimentar e os Ultraprocessados – o quanto você conhece?” foi abordado pela nutricionista Mariana Dihl; como um poderoso instrumento para uma alimentação saudável. O manual pode ser acessado aqui.
A nutricionista Laís Amaral Mais, do IDEC/SP, apresentou o modelo defendido pelas instituições, que é a Rotulagem Frontal de Advertência.
A atividade também contou com a exposição das propostas de campanha publicitária pelo Secretário de Comunicação Social da UFRGS, André Iribure Rodrigues.
Na sequência, foi reservado um momento para esclarecimento de dúvidas, perguntas e debates, mediado pela professora da UFRGS Ingrid Barros e pela presidente da Agan, Rosangela Parmigiani.
Compareceram ao evento aproximadamente 50 representantes de entidades ligadas à saúde, como Conselhos Profissionais, Instituições de Ensino Superior, associações, hospitais, entre outros. Estes manifestaram apoio à iniciativa, se comprometeram a unir esforços à mobilização e, inclusive, apresentaram diversas ideias para aprimorar a campanha.