Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Vigitel 2014: Obesidade estabiliza no Brasil, mas excesso de peso aumenta


Data de Publicação: 16 de abril de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria de Imprensa - CRN-2


Pesquisa do Ministério da Saúde alerta que 52,5% dos brasileiros estão acima do peso, embora o índice de  obesidade esteja estável. Por outro lado, aumento da prática de atividade física e alimentação com menos gordura apontam que a população está buscando hábitos mais saudáveis.

Esses são dados do Vigitel 2014 - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, estudo realizado anualmente pelo Ministério da Saúde para avaliar a evolução dos fatores de risco para doenças crônicas no país. A pesquisa, divulgada no dia 15 de abril, apresenta informações sobre a prática de atividade física pela população brasileira e hábitos alimentares. 

O índice de obesidade está estável no país, mas o número de brasileiros acima do peso é cada vez maior. Pesquisa do Ministério da Saúde, Vigitel 2014, alerta que o excesso de peso já atinge 52,5% da população adulta do país. Essa taxa, nove anos atrás, era de 43% - o que representa um crescimento de 23% no período. Também preocupa a proporção de pessoas com mais de 18 anos com obesidade, 17,9%, embora este percentual não tenha sofrido alteração nos últimos anos. Os quilos a mais na balança são fatores de risco para doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, que respondem por 72% dos óbitos no Brasil.


topo