Aleitamento materno é destaque em iniciativas promovidas e apoiadas pelo CRN-2
Data de Publicação: 31 de julho de 2018
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fonte: Ministério da Saúde e Aleitamento.com
"Aleitamento materno: a base da vida” é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) de 2018, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês). De acordo com a rede internacional, "em um mundo repleto de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães”. A ação acontecerá entre os dias 1º e 8 de agosto.
Sheron Menezes e Saulo: mãe e pai do Benjamin cederam a imagem para a campanha do Ministério da Saúde para a
SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO 2018
Compartilhando experiências, uma campanha do CRN-2
O CRN-2, entendendo a importância desta prática para a saúde do bebê e de todos os envolvidos neste processo, promove, em 2018, a segunda edição da campanha "Compartilhando experiências: incentivo à amamentação – Ano II”. Esta iniciativa visa divulgar a atuação de nutricionistas, técnicos em Nutrição e Dietética e acadêmicos em estágio que atuem com práticas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
Participaram da campanha, dez profissionais de várias cidades do Rio Grande do Sul, que encaminharam fotografias e relatos de suas atuações neste segmento. Os trabalhos enviados foram analisados por uma comissão de conselheiros do CRN-2, conforme regulamento divulgado pelo Conselho. Um banner contendo as imagens participantes da campanha ficará exposto nos eventos da Semana.
Eventos da Semana
O X Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação e V Seminário Estadual da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil e a Jornada de Aleitamento Materno, serão realizados nos dias 1º e 2 de agosto, respectivamente. Os eventos marcam à Semana Mundial da Amamentação (SMAM), comemorada de 1º a 7 de agosto com o objetivo de dar visibilidade e promover informação acerca da importância da amamentação para as crianças e também para as mães. A realização é da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) em parceria com hospitais, universidades, conselhos profissionais e instituições da área da saúde, entre estes o CRN-2..
Agosto Dourado, mês dedicado à amamentação
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional.
Nutricionistas e técnicos em Nutrição e dietética, compõem equipes multidisciplinares, com importante atuação para o sucesso do aleitamento materno, reforçando que a amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas, garante a segurança alimentar para crianças, mesmo em tempos de crise, com baixo custo, sem nenhum prejuízo adicional à economia doméstica, contribuindo para se atingir as metas de desenvolvimento sustentável da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em 2018, comemora-se o segundo ano do Agosto Dourado, um mês dedicado à informação e à sensibilização a respeito do aleitamento materno, ampliando a recomendação do Ministério da Saúde para que esta prática ocorra desde a sala de parto, que seja exclusiva e em livre-demanda até o 6º mês, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos., estendido até dois anos ou mais.Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família.
A amamentação é uma pratica natural, capaz de trazer inúmeros benefícios para o bebê, como também para a mãe e a família.
Fontes: Ministério da Saúde e Aleitamento.com