Semana do TND fecha com oficina de gastronomia
Data de Publicação: 2 de julho de 2018
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
A celebração ao Dia do TND iniciou em 26 de junho com a divulgação, pelo CFN, de um vídeo mostrando a importância deste profissional e uma live no Facebook que debateu as novas resoluções que tratam sobre as atribuições e áreas de atuação da categoria, com as técnicas Lo Ruama e Edileusa Diamantino.
No dia 28, foi realizado o encontro de atualização profissional: "Elaboração de Fichas Técnicas" e "Gerenciamento de Equipes", promovido pela Associação Gaúcha de Nutrição (AGAN), em parceria com o CRN-2 e com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), com a participação de, aproximadamente, 100 TNDs.
A semana do TND foi encerrada com duas edições da Oficina de Gastronomia: "Alimentação Adequada e Saudável: menos desperdício, mais alimentos”, promovida pelo CRN-2 com o apoio da Agan e da Unitec.
Oficinas alertam para o consumo consciente
A oficina da manhã foi aberta pela coordenadora da Comissão de Comunicação do CRN-2, conselheira Helena Gorziza, pela presidente da Agan, Rosangela Parmigiani, e pela coordenadora do curso técnico em nutrição da Unitec, Thais Marques. À tarde, a abertura foi coordenada pela conselheira do CRN-2, Marise Aguiar, pela tesoureira da Agan, Lucia Carraro, e pela coordenadora da Unitec, Thais Marques.
As oficinas foram conduzidas pela nutricionista e chef de cozinha Liana Klagenberg com o apoio da acadêmica em nutrição, Jéssica Vargas.
As receitas foram desenvolvidas respeitando o aproveitamento integral dos alimentos e evitando o desperdício. Em cada preparação: creme de cenouras com crótons integrais, anjo à primavera, bolo dos deuses, e coquetel de frutas (sem álcool), a nutricionista Liana explicava o modo de preparo, os cuidados e dicas para aproveitar tudo que o alimento pode oferecer como fonte de nutrientes, destacando as cascas da banana, para fazer o bolo, e do alho, para o creme, além da polpa de tomate para o molho.
Os participantes aprovaram a iniciativa do CRN-2, destacaram a atuação diferenciada de nutricionista Liana Klagenberg, que a oficina foi muito dinâmica, agregou conhecimentos, abordou o aproveitamento dos alimentos com preparações realçando o sabor, evidenciou, além da parte nutritiva, a decoração dos pratos. Como sugestões, foram acrescentadas solicitações de promover mais atividades como estas e com aumento de carga horária.