Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

CRN-2 divulga vencedores do Concurso Fotográfico


Data de Publicação: 26 de junho de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria de Imprensa - CRN-2
Fotos: Assessoria de Imprensa - CRN-2


crn-2-divulga-vencedores-do-concurso-fotografico

Hoje, 27 de junho, é o dia do Técnico em Nutrição e Dietética. Para marcar esta data, o CRN-2 promoveu o Concurso Fotográfico para divulgação da atuação do TND. A iniciativa, instituída este ano pelo Sistema CFN/CRN, foi efetivada pelos Conselhos Regionais de Nutricionistas. O concurso, lançado no dia 5 de maio, teve por finalidade, através da fotografia, incentivar o profissional a divulgar sua atuação e, ainda, reconhecer e dar visibilidade ao TND e à sua carreira.

Cartão de parabenização encaminhado aos TNDs para marcar a data comemorativa

Para avaliar e definir os vencedores, conforme regulamento do concurso, foi constituída uma Comissão Julgadora, formada pelas conselheiras Rosangela Lengler, coordenadora da Comissão de Comunicação; Rosana Carolo, diretora tesoureira; Kátia Rospide, integrante da Comissão de Comunicação; e pela coordenadora da Assessoria de Comunicação, Janice Benck, e coordenadora técnica, Fernanda Fiorenza.

Foram classificadas em primeiro e segundo lugares, respectivamente, as técnicas Elana Wagner Gama, CRN-2 0443T, e Carolina Garbinatto Duarte, CRN-2 0388T (foto abaixo). 

Entrega dos prêmios

A entrega das placas aconteceu no dia 26 de junho, com a participação da vice-presidente Carmem Franco, da coordenadora da Comissão de Comunicação, Rosangela Lengler, da conselheira tesoureira, Rosana Carolo, da conselheira Kátia Rospide, e dos coordenadores de setores do CRN-2. Também prestigiaram a iniciativa, além das premiadas, a coordenadora do Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos, Alessandra Campani Pizzato, CRN-2 4411, e a professora de curso técnico, Marilene Sgarbi.

Carmem Franco parabenizou as vencedoras e ressaltou que este concurso, além de divulgar a atuação dos técnicos, visa aproximá-los do Conselho. A vice-presidente destacou a satisfação de poder promover uma ação que busca a valorização e lembrou que o CRN-2 está sempre à disposição dos profissionais.

“Além de cumprimentar as vencedoras, também queremos agradecer por todas as participações dos TNDs que enviaram os registros de suas atividades, salientou Rosangela Lengler. Ela informou que o CRN-2 recebeu imagens dos técnicos em diversas áreas de atuação, como hospitais, restaurantes, padarias, laboratórios e bancos de alimentos. Todas as fotografias aptas ao concurso serão divulgadas, pois mostram a atuação dos técnicos nos diversos segmentos. Queremos valorizar esta inserção” salientou a coordenadora da Comissão de Comunicação.

Alessandra Pizzato elogiou as técnicas, que atuam no mesmo espaço de trabalho, lembrando o quanto as profissionais premiadas são éticas, competentes e respeitadas pelo corpo docente e pelos alunos.

Convidada por uma das premiadas, Marilene Sgarbi, falou de sua emoção em participar deste momento e o quanto sempre foi gratificante ser professora. Ela mencionou o orgulho que sente em ver suas alunas sendo reconhecidas pelo desempenho no mercado de trabalho.

As vencedoras consideraram muito importante a iniciativa do CRN-2, pois o “concurso evidencia o nosso papel na área da alimentação e saúde” conforme destacou a TND Elana. Para Carolina “é uma oportunidade que o CRN-2 concedeu à categoria: pude mostrar um pouco do meu trabalho e o quanto sou feliz com a minha profissão”.

Vencedoras destacam a iniciativa do CRN-2

As duas premiadas participaram de uma entrevista realizada pelo CRN-2 e evidenciaram o quanto foi importante para elas este estímulo e a consequente participação no concurso.

Primeiro lugar: Elana Wagner Gama

CRN-2 - O que o levou a escolher a profissão de TND?
Elana - Sempre me interessei por alimentação. Fui incentivada por familiar que frequentemente fazia dieta. Eu lia os rótulos dos alimentos para verificar calorias e isso me chamava atenção. Então, por dúvida em qual profissão seguir, optei por escolher um curso técnico. Quando descobri que existia curso na área da nutrição, procurei por escolas técnicas. Ao longo do curso, me apaixonei pela profissão.

CRN-2 - Em que área você atua?
Na área de produção do laboratório de ciências e arte dos alimentos de uma Instituição de Ensino Superior.

CRN-2 - Quais as atividades que desenvolve em seu local de trabalho?
Sou responsável por emitir ordens de compras, conferir o recebimento dos materiais e armazená-los; controlar e conferir o consumo de materiais e equipamentos utilizados no laboratório e solicitar a sua reposição; administrar o uso e empréstimo de equipamentos e materiais; acompanhar e auxiliar alunos e professores nas aulas práticas; e realizar pedidos de gêneros para fornecedores.

CRN-2 - Qual a importância da participação do TND na equipe de trabalho?
Muito importante, pois o TND estando junto com a equipe é possível passar confiança e segurança em cada processo. Assim, demonstrado que o trabalho, para ser excelente, tem a necessidade de todos para se alcançar objetivo almejado. Uma equipe unida faz a grande diferença para o resultado de um bom trabalho.

CRN-2 - Como você avalia a inserção do TND no mundo do trabalho? Existe campo para estes profissionais?
Existem muitas áreas para o técnico, mas este precisa ser mais reconhecido pelas empresas e ele mesmo precisa se valorizar. Os estabelecimentos que optam por profissionais qualificados da área terão resultados satisfatórios. Com a escolha adequada, a segurança alimentar, a qualidade do alimento, o controle de desperdício e a organização do espaço de trabalho serão alcançados.

CRN-2 - Qual o papel da TND na segurança alimentar?
Ele é fundamental para garantir a integridade e segurança dos alimentos. Mas não só visando as necessidades comerciais e sanitárias, como também num contexto em geral, como qualidade, apresentação, preservação dos nutrientes. O TND tem um importante papel, no empenho em procurar sempre as técnicas de preparo corretas para assim ter uma alimentação mais saudável e nutritiva.

CRN-2 - Qual a sua opinião sobre o Concurso #orgulhotnd do CRN-2?
Muito importante! Ações como estas, promovidas pelo CRN-2, demonstram a valorização do técnico em nutrição e dietética, evidenciando o papel do profissional na área da alimentação e saúde. Foi com grande satisfação que participei do concurso, demonstrando o amor que tenho pela profissão.

Segundo lugar: Carolina Garbinatto Duarte

CRN-2 -  O que a levou a escolher a profissão de TND?
Carolina- Fui sorteada em um curso de uma escola técnica.Na ocasião, ainda não tinha o conhecimento do conteúdo. Como gosto de tudo que envolva alimento, acabei me interessando e hoje vejo que nada é por acaso. Amo a minha profissão.Minha mãe, cozinheira de mão cheia, é a minha grande inspiração quando o assunto é comida.

CRN-2 -  Em que área você atua?
Em Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos de uma Instituição de Ensino Superior.

CRN-2 -  Quais as atividades que desenvolve em seu local de trabalho?
Sou responsável por emitir ordens de compras, conferir o recebimento dos materiais e armazená-los; controlar e conferir o consumo de materiais e equipamentos utilizado no laboratório e solicitar a sua reposição; administrar o uso e empréstimo de equipamentos e materiais; acompanhar e auxiliar alunos e professores nas aulas práticas; realizar pedidos de gêneros para fornecedores.

CRN-2 -  Qual a importância da participação do TND na equipe de trabalho?
É fundamental, pois participa de todos os processos desde a compra, recebimento, produção e distribuição na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). Unindo o espírito de liderança com o de equipe, podemos assim contribuir na solução das dúvidas e auxiliar nos processos.
Num trabalho em equipe, ficamos mais motivados e comprometidos. Afinal, uns dependem dos outros e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso.

CRN-2 -  Como você avalia a inserção do TND no mundo de trabalho? Existe campo para estes profissionais?
Seria excelente se toda empresa que lida com alimentação pudesse ter um TND.  Existe bastante campo, mas falta uma divulgação e entendimento das atribuições do profissional para a abertura de mais vagas nas empresas.

CRN-2 -  Qual o papel do TND na segurança alimentar?
É essencial! Temos o privilégio de acompanhar e orientar todas as etapas do processo de produção de refeições e alimentos, incluindo compras, transporte e armazenamento.

CRN-2 -  Qual a sua opinião sobre o Concurso #orgulhotnd do CRN-2?
Achei ótimo e gostei muito de participar do concurso, ainda mais por ter sido uma das ganhadoras. É uma oportunidade que o CRN-2 concedeu à categoria. Com isso pude mostrar um pouco do meu trabalho e o quanto sou feliz com a minha profissão.


04.jpg
03.jpg
02.jpg
01.jpg

topo