Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Nutrição: Ciência x Modismo foi destaque da teleconferência


Data de Publicação: 2 de abril de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria de Imprensa - CRN-2


Nutrição: Ciência x Modismo foi o destaque da palestra sobre Nutrição em Esporte que ocorreu na última teleconferência da Sexta Básica, realizada no dia 26 de junho. O nutricionista Rodrigo Macedo apresentou o tema nesta 34ª edição, que foi mediada pela vice-presidente do CRN-2, Carmem Franco.

Rodrigo é professor no Curso de Nutrição da Faculdade Nossa Senhora de Fátima, possui Especialização em Fisiologia do Exercício, é Mestre e Doutorando em Ciências do Movimento Humano, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O palestrante citou a definição de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), "É um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças”.Ele ressaltouque nem sempre um corpo esteticamente bonito é sinônimo de saudável. Rodrigo explanou sobre a evolução dos seres humanos  e "como a criação de culturas alimentares em diferentes regiões influenciou no desenvolvimento de mutações genéticas, o que conhecemos como Nutrigenética. Devido a modificações na alimentação e à evolução, a estatura e massa encefálica do homem aumentaram.”  

O nutricionista destacou diferentes culturas alimentares,usando como exemplo, o Brasil,onde os hábitos alimentares mudam conforme clima e vegetação.  Ele explicou os conceitos de índice glicêmico e carga glicêmica. Apresentou tabela internacional com diferentes índices e cargas explicando que "não só o índice glicêmico é importante, mas o metabolismo dos alimentos e a combinação dos mesmos.”    

As diferentes dietas e o que pesquisas na área desvendaram sobre o tema foi relatado pelo professor. Ele apresentou, através de artigos, que o mais importante é a adesão à dieta e não a restrição alimentar. "Toda dieta deve ser prescrita adequadamente e conduzida por um nutricionista.”

Rodrigo falou sobre as proteínas do leite bovino, como whey protein e caseína, suas composições e importância nutricional. "Se bem orientado pelo nutricionista, conseguimos ter benefícios através do uso do whey protein na dieta. Porém, é preciso ter cuidado na hora de suplementar, utilizando somente para quem precisa. O consumo inadequado por crianças e adolescentes pode causar riscos à saúde.”

A palestra, uma promoção do CRN-2 e do SESI-RS, foi retransmitida de Porto Alegre para os telecentros de Bagé, Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Santa Rosa.

Em julho não haverá a teleconferência Sexta Básica. Aguardem informações sobre a continuidade do projeto. O CRN-2 está trabalhando para que esta iniciativa retorne em agosto.


topo