Diga não à Desnutrição
Data de Publicação: 5 de junho de 2018
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fonte: CFN
Em 1998 foi publicado o inquérito brasileiro difundido mundialmente e conhecido como IBRANUTRI. Este estudo foi promovido e realizado pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) e avaliou 4 mil pacientes internados na rede pública hospitalar de vários estados brasileiros. A prevalência da desnutrição era de 48,1%. Há vinte anos estes dados foram publicados e o cenário permanece o mesmo até os dias atuais, confirmado pela revisão sistemática publicada por Correia e colaboradores em 2016.
A Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral – SBNPE/BRASPEN lançou este ano a campanha Diga não à Desnutrição. O objetivo da campanha é reduzir as taxas de desnutrição hospitalar por meio de uma série de ações que foram desenvolvidas e estão sendo disseminadas entre os profissionais da saúde e instituições hospitalares.
No dia 6 de junho será lançado o Dia D – dia de combate à desnutrição hospitalar e haverá um Fórum de discussão em Brasília com a presença de representantes do Senado Federal e do Ministério da Saúde. O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) também participará do evento, representado pelos diretores Raul von der Heyde e Rita de Cássia Ferreira Frumento.
Conheça a campanha aqui.