Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Reportagem exibida no Fantástico mostra que produtos detox foram reprovados em testes


Data de Publicação: 17 de julho de 2015
Crédito da Matéria: Assessoria de Imprensa - CRN-2


Dieta detox é eficiente e confiável para limpar o organismo? Essa dúvida foi levantada no último domingo, no programa “Fantástico”, da TV Globo, e deu o que falar. Na avaliação de profissionais da área, sozinha, ela não consegue fazer milagre.

Para o Conselho Federal de Nutricionistas, não há evidências científicas de que a dieta tenha, realmente, uma função desintoxicante. “Não havendo evidências científicas, o Conselho orienta as pessoas a terem cuidado na sua utilização”, afirmou Liane Quintanilha Simões, membro do Conselho, ao Fantástico.

O clínico geral e nutrólogo Marcos Dantas explica que a dieta detox não deve ser tratada como vilã, mas admite que é preciso que seja feita da forma correta, com acompanhamento, e encarada como um apoio, não um “milagre” da limpeza do organismo.

“Há duas medicinas: a preventiva e a curativa. Para curar qualquer coisa, como uma obesidade, o detox não tem serventia nenhuma. Já para prevenir, ele é muito útil”, diz.

“O paciente que não é saudável, quando usa algo natural, se sente bem. Consumir um suco detox diminui o cansaço, traz bem-estar, pois você está fazendo uma troca inteligente. Não significa que é para trocar a alimentação por sucos e cápsulas”, alerta.

O nutricionista Rafael Monteiro é especializado em Nutrição Clínica e já viu casos de todos os tipos no consultório. “Muita gente chega ao consultório dizendo que está em uma dieta de 500 calorias ao dia, com o suco detox. Esse não é o caminho para perder peso. Ela pode perder 5kg durante a dieta, mas é bem provável que engorde 10kg quando não aguentar mais a restrição e começar a comer o dobro de antes”, afirma.

Ele lembra que o próprio corpo já cumpre a função de purificar o organismo. “Fígado, rins e intestino têm essa missão. Mas muita gente confunde estilo de vida desintoxicante com dieta detox. Um suco verde é, basicamente, uma salada. Mas a desintoxicação só é completa com as outras bases, que são boa alimentação e exercício físico.”

É assim que pensa a ginasta Janaína Silveira, 22, que costuma fazer suco verde em casa, mas não consome com a função de limpar o organismo. O uso é feito para complementar a alimentação diária. “Tomo o suco verde que faço em casa. Mas nunca usei achando que ele é capaz de fazer um milagre. Nem para substituir refeição”, comenta Janaína.

Testes

Desde domingo à noite, a palavra “detox” não sai das rodas de conversa sobre alimentação, principalmente nas redes sociais. O “Fantástico” também analisou a eficácia de dez produtos – cápsulas, comprimidos, pós e sucos – que prometem fazer uma limpeza completa de toxinas no organismo. Todos apresentaram irregularidades.

Na primeira análise, feita pelo professor Gilberto de Nucci, da Universidade Estadual de Campinas, os produtos apresentaram quantidades muito baixas de extratos das frutas, legumes e verduras, como prometiam no rótulo.

“Eles colocam uma quantidade calórica de cada um muito pouco – duas, quatro, seis calorias Como o valor calórico é muito baixo, então eu suspeito que são substâncias como celulose, algo que não seja absorvido”, explica.

Já nos testes feitos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) levaram em conta o que estava escrito nas embalagens. O resultado mostrou que todos estão irregulares porque são registrados como alimentos, mas prometem efeito de medicamento sem nenhuma comprovação de eficácia.

Além disso, a utilização da palavra detox nos rótulos já contraria a legislação, pois promete efeitos que não podem ser demonstrados.

Apostar em dietas com o consumo apenas de sucos detox durante o dia, por exemplo, podem trazer problemas, avaliou o endocrinologista Marcio Mancini, em entrevista ao Fantástico. “É uma dieta que não supre as necessidades diárias do organismo”. (Com informações do Fantástico)


topo