Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Alimentação Escolar foi o tema da segunda edição do Sexta Básica de 2013


Data de Publicação: 4 de março de 2013
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


 "Alimentação Escolar” foi o tema da segunda edição do projeto Sexta Básica em 2013 e destacou o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2012. A teleconferência ocorreu na última sexta-feira, dia 1° de março, e contou com as apresentações das nutricionistas representantes das prefeituras gaúchas que conquistaram o prêmio: Annelise Krause, de Porto Alegre; Cinara Mussi, de Santa Cruz do Sul, e Sandra Marta Silva, de Portão. Elas destacaram os objetivos e resultados alcançados pelos projetos e trabalhos realizados nos municípios.

     O prêmio é uma iniciativa da Organização Ação Fome Zero, ligada ao Governo Federal, e tem como objetivo incentivar o gerenciamento público do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A palestra ocorreu em Porto Alegre e foi retransmitida para as cidades de Lajeado, Passo Fundo, Caxias do Sul, Bagé e Pelotas.

     A conselheira Sandra dos Reis Pinho foi a mediadora do evento que foi prestigiado por nutricionistas, técnicos em nutrição e dietética, professores, alunos e outros profissionais interessados no tema.

Prefeituras premiadas

     Sandra Maria da Silva ressaltou que em Portãoo projeto "Escola Nota 10” tem como objetivo qualificar e valorizar as ações do merendeiro, oportunizando a formação profissional permanente e a integração da tríade: setor de Alimentação e Nutrição, Equipe diretiva e merendeiros. Segundo ela a iniciativa tem procura garantir a excelência da atuação profissional, dentro dos critérios higiênicos sanitários e nutricionais.

     Annelise Krause destacou que em Porto Alegre o projeto "Amamentar é tri: garantindo o direito à alimentação saudável desde pequenininho”, tem como objetivo fomentar a prática do aleitamento materno às crianças que frequentam as escolas infantis da rede municipal de ensino e conveniadas. O projeto que está em fase piloto, é realizado em cinco escolas da rede municipal da capital.

     Já Cinara Mussi, de Santa Cruz do Sul,falou sobre a parceria que há no município entre a Secretaria de Educação e Cultura com os produtores da agricultura familiar. A nutricionista salientou alguns dos benefícios da parceria nas escolas da cidade como: melhora da qualidade dos hortifrutigranjeiros, redução das perdas nutricionais, valorização dos produtos da região, estímulo à diversificação, entre outros. O projeto vem sendo realizado desde o ano de 2009, e já atingiu mais de 56% dos alunos, além de ter mais de 100 famílias de agricultores associadas. 

Agende-se:

A próxima teleconferência será realizada no dia 5 de abril e abordará Nutrição Clínica!

Acesse o material das apresentações desta edição: 



Exibindo 1-2 de 2 itens.

topo