Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Importância da doação de leite materno


Data de Publicação: 22 de maio de 2020
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2
Fonte: Ministério da Saúde


importancia-da-doacao-de-leite-materno

  O Ministério da Saúde (MS) lançou, no dia 19/05, data de comemoração do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, a campanha para sensibilizar e mobilizar as doações de leite materno, mesmo durante a pandemia da COVID-19.   O Ministério alerta que com os cuidados necessários, tanto da doadora quanto dos Bancos de Leite, é possível manter a rotina de doação. Com o slogan"Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença",a campanha tem o objetivo de estimular doações durante todo o ano. De janeiro a abril deste ano, houve redução de 5% no número de doadoras em relação ao mesmo período de 2019.

Neste ano, diante do momento de emergência pública que o país enfrenta, até o momento, por conta do coronavírus, a orientação do Ministério da Saúde é que mulheres saudáveis continuem doando leite, mesmo que o pote não esteja cheio. Cada pote de leite humano pode ajudar até 10 recém-nascidos. É importante tomar alguns cuidados, como: somente doar se estiver saudável, verificar nos postos de coleta e bancos de leite humano a necessidade de agendamento para evitar aglomerações e seguir as orientações para coleta segura. Caso a mulher tenha sintomas de gripe ou morar com alguém que apresente esses sintomas, deverá suspender a doação nesse período.

A secretária substituta de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Daniela Carvalho, informa que a pasta está preocupada com a pandemia e o seu impacto na vida dos bebês que precisam dessas doações. "Cada gota de leite materno representa uma vida, um bebê que está na UTI Neonatal precisando de ajuda. O Brasil precisa da solidariedade de todas as mães lactantes e, principalmente, dos profissionais de saúde, que têm papel importante de informar às mulheres a melhor forma e os benefícios de fazer a doação deste leite”, disse Daniela Carvalho.

O Brasil possui a maior e mais complexa rede do mundo, sendo referência internacional por utilizar estratégias que aliam baixo custo e alta tecnologia. A Rede Global de Bancos de Leite Humano (RBLH) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). São 224 Bancos de Leite Humano e, ainda, 217 postos de coleta, além da coleta domiciliar em alguns estados. As possíveis doadoras podem obter mais informações pelo site saude.gov.br/doacaodeleite ou pelo telefone 136.

Clique para ver a apresentação em power point com informações e vídeo da campanha

Assista ao filme da campanha de doação de leite 2020: https://www.youtube.com/watch?time_continue=24&v=NCWjvfjMOeA&feature=emb_logo

   O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Todos os anos aproximadamente150 mil litros de leite materno humano são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos de baixo peso que estão internados em unidades neonatais de todo o Brasil.

   Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado. Os bebês que estão internados, e não podem ser amamentados pelas próprias mães, têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

   O modelo brasileiro alinha baixo custo e alta tecnologia.A tecnologia da RBLH é exportada para 22 países da América Latina, Caribe, Península Ibérica e alguns países da Europa.

Análise de leite materno

   Todo leite materno recebido no Banco de Leite Humano deve passar por rigorosos processos de classificação e seleção.

   Informe-se no Banco de Leite Humano mais próximo sobre a maneira mais segura de doar, mesmo durante a pandemia.

IMPORTANTE: Se você está amamentando, seja uma doadora e ajude a quem precisa. Qualquer quantidade de leite materno doado é importante. Procure um Banco de Leite Humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136, para tirar qualquer dúvida. O ato solidário de doar leite materno humano significa vida para uma criança.

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

Acesse aqui os BLH do RS



Exibindo 1-1 de 1 item.

topo