Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Comportamento Alimentar é tema da Sexta Básica


Data de Publicação: 30 de maio de 2014
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


Comportamento Alimentar não é simplesmente a repetição de consumo do alimento. São todas as ações necessárias para o ato de alimentar-se e as atitudes relacionadas às práticas alimentares, determinadas de forma interna ou externa ao organismo. Estas foram as definições iniciais que a nutricionista Maurem Ramos, conselheira do CRN-2, apresentou na palestra da Sexta Básica "Comportamento Alimentar”, que aconteceu no dia 30 de maio. A teleconferência foi mediada pela conselheira do CRN-2, nutricionista Rosângela Lengler, Gerente de Mobilidade e Projetos Especiais (Gemope) do SESI/RS.

Maurem Ramos, é professora da UFRGS, possuiu mestrado em Psicologia pela PUCRS, na linha de pesquisa em Psicologia Cognitiva, e doutorado em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela UFRGS, na linha de pesquisa em Educação e Saúde, abordou os determinantes internos e externos que influenciam no comportamento alimentar. Ela explicou que o primeiro é resultado do mecanismo neurológico, comandado por fatores biológicos, neurológicos e químicos (fome, saciedade). Os determinantes externos, segundo Maurem, dependem do ambiente, ou seja, da experiência e da aprendizagem da pessoa. A nutricionista destaca que estes determinantes vão fornecer os elementos para a aprendizagem do comportamento. Os sistemas de controle do comportamento, que são os mecanismos auto-reguladores, foi ressaltado pela palestrante. Ela apontou os controles de estímulo (específicos – que são as ações as ações autônomas), de resultado (capacidade de prever consequências do comportamento) e simbólico (mediação ou processos internos -pensamentos, auto-instrução, imaginar resultados). Como exemplo, ela citou que quando não há um controle externo, a pessoa não reconhece a sensação de fome e saciedade. Maurem Ramos finalizou sua apresentação, mencionado as características da atuação humana, que são a intencionalidade, que inclui plano e estratégia para ação; a antecipação, que cria objetivos e prevê resultados prováveis; a auto-regulação, que monitora e regula seus atos, e a auto-eficácia, que é o valor que o indivíduo atribui à sua eficiência pessoal.

   A palestra foi retransmitida de Porto Alegre para os telecentros de Bagé, Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Santa Rosa. Esta iniciativa, promovida pelo CRN-2 em parceria com o SESI, contou com a participação de nutricionistas, técnicos em Nutrição e Dietética, estudantes, profissionais de outras áreas, técnicos das indústrias e público em geral.

Nutrição Enteral será o próximo tema

   Nutrição Enteral, com foco no atendimento domiciliar, será o próximo tema da Sexta Básica. A teleconferência ocorrerá no dia 27 de junho, das 16h30min às 17h30min.

    A palestra, uma promoção do CRN-2 e do SESI-RS, será retransmitida de Porto Alegre para os telecentros de Bagé, Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Santa Rosa (endereços abaixo). Esta iniciativa está aberta a nutricionistas, técnicos em Nutrição e Dietética, estudantes, profissionais de outras áreas, técnicos das indústrias e público em geral.

  O CRN-2 destaca que os interessados deverão fazer as inscrições, gratuitas, para a palestra e encaminhar para o e-mail: [email protected].



Exibindo 1-1 de 1 item.

topo