Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Empreendedorismo foi o tema da última edição da Sexta Básica em 2014


Data de Publicação: 1 de dezembro de 2014
Crédito da Matéria: Assessoria imprensa - CRN-2


Empreendedorismo foi o tema da Sexta Básica que ocorreu no dia 28 de novembro. Esta edição contou com a participação da nutricionista Renata Viegas e da administradora Francine Danigno, que falaram, respectivamente, sobre empreendedorismo na prática e como empreender. A coordenadora da Comissão de Comunicação do CRN-2, Gabriela Herrmann, foi a mediadora desta teleconferência.

  Francine Danigno abordou, na palestra, que o empreendedor é o dono de suas próprias decisões e caminhos. " O empreendedor tem forte necessidade de realização, possui a habilidade de influenciar pessoas e sente necessidade de ter seu próprio negócio" . Salientou que o empreendedor não é, necessariamente o empresário, dando como exemplo a função de vendedor. Ela apresentou as características do comportamento empreendedor: Criar oportunidades, correr riscos calculados, buscar a qualidade e eficiência e ter persistência e comprometimento. Salientou ainda que o planejamento é um momento bem importante em um projeto. Lembrou que o monitoramento sistemático de uma organização é um ponto fraco do empreendedor brasileiro. Francine frisou que o sucesso depende também da persuasão, da rede de contatos, independência e autoconfiança. "Para ter sucesso é preciso trabalhar os comportamentos empreendedores” finalizou a gestora do SEBRAE.

   A nutricionista Renata Viegas apresentou a sua experiência como empreendedora. Ela citou algumas dificuldades dos recém-formados, as quais geram conflitos que podem ser enfrentados com ideias, muitas vezes, bem simples. A união com outros profissionais pode melhorar as perspectivas de empreendimento. Ela também abordou os primeiros passos para abrir a empresa. Citou que, com a ajuda do SEBRAE, foi montado um plano de negócios, com pesquisa em áreas de interesse. " A partir de então passa-se a entender como o mercado se comporta com o nicho específico; moldando o perfil da empresa" . Com o diferencial de ter um melhor acolhimento e contato próximo com as pessoas Renata fundou, com outras duas nutricionistas, uma empresa que oferece cursos de capacitação. Mencionou que entre as dificuldades encontradas no primeiro ano de criação da empresa estão a falta de experiência administrativa, a compreensão do público, a organização das tarefas e a administração do tempo. Segundo ela, a prática diária ensinou que é preciso aprender e crescer com os erros e comemorar os acertos.

   A palestra, uma promoção do CRN-2 e do SESI-RS, foi retransmitida de Porto Alegre para os telecentros de Bagé, Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Santa Rosa.

  O projeto Sexta Básica retorna em janeiro de 2015 com temas indicados pelos participantes das teleconferências deste ano. Em breve CRN-2 divulgará os temas. 




topo